A conscientização e a prevenção do coronavírus é responsabilidade de todos.

Por isso, os #AgentesDoBem da Católica SC não mediram esforços para mais uma iniciativa, dessa vez, com a realização de testes na população em Jaraguá do Sul. ▶ Dê o play no vídeo e confira mais sobre a ação:

Coletas para detecção da SARS-CoV-2 serão realizadas de maio a junho, a partir de sorteio

A Católica SC, a PUCPR, a prefeitura de Jaraguá do Sul e a ACIJS (Associação Empresarial de Jaraguá do Sul) firmaram uma parceria para testagem da presença da SARS-CoV-2 dentre a população da cidade. O centro universitário participa por meio da atuação no grupo científico (que conta também com cinco professores da PUCPR); como responsável pela elaboração do projeto; ao fornecer o treinamento para profissionais da área da saúde da prefeitura que vão coletar as amostras e aplicar questionário; e ao viabilizar análise e interpretação dos resultados.

A prefeitura será responsável pelas coletas das amostras e logística do processo. Já a ACIJS contribui diretamente com o auxílio financeiro para aquisição de kits diagnóstico. “As coletas serão realizadas de maio a junho, com seleção de voluntários a partir de sorteio simples, por residência, nos diferentes bairros de Jaraguá do Sul. Na casa, sortearemos um dos moradores”, explica Rafael Dutra de Armas, coordenador do projeto e professor dos cursos de Biomedicina e Nutrição da Católica SC.

“A nossa atuação nesta iniciativa surgiu por meio da articulação do nosso reitor Diogo Richartz Benke. Essa parceria é uma oportunidade para contribuir com a comunidade nesse momento tão importante que estamos passando. O corpo técnico da Católica conta com professores qualificados na área da saúde, que poderão dar um retorno importante acerca de estratégias para lidar com essa pandemia em Jaraguá do Sul”, acrescenta Rafael.

Outros participantes do centro universitário são Simone Moreira Soares, Daiani Cristina Savi, Laiana Schneider e Luiz Eduardo Maestrelli Bizzo, de Biomedicina; Gabriella Bettiol Feltrin e Camila Tomio, de Nutrição; e Elissa Danielle Silva, de Engenharia de Produção.

Principais objetivos da iniciativa

• Estimar a prevalência da população de Jaraguá do Sul com anticorpos para o vírus SARS-CoV-2.
• Classificar o perfil da população infectada pelo SARS-CoV-2.
• Avaliar a velocidade de expansão da infecção ao longo do tempo.
• Determinar a percentagem de infecções assintomáticas ou subclínicas.
• Determinar a letalidade da Covid-19 em Jaraguá do Sul.
• Desenvolver programas de conscientização acerca da prevenção da infecção por SARS-CoV-2.