Mudança marca a sucessão de Paulo Mattos e reforça o compromisso da instituição com governança e qualidade educacional
O Conselho Curador da Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), mantenedora do Centro Universitário Católica de Santa Catarina, terá uma nova presidência a partir desta quinta-feira (23). Após seis anos de atuação no colegiado, o empresário e advogado Paulo Luiz da Silva Mattos encerra seu ciclo como presidente, passando o comando à executiva Vergimari Rodrigues Simões Pires. A cerimônia de transição será realizada na quarta-feira (22), em Jaraguá do Sul.
Com longa trajetória de contribuição à Católica SC, Paulo Mattos participou de diferentes etapas do Conselho, tendo atuado como secretário e, posteriormente, presidente. Durante sua gestão, a FERJ consolidou avanços em governança e fortaleceu a integração entre as unidades de Jaraguá do Sul e Joinville.
“Foram seis anos de Conselho e agora finalizo minha participação. Cada posição que se assume sempre agrega — é um privilégio e uma responsabilidade. Busquei contribuir com o meu melhor, sempre em conjunto com um conselho competente, professores e a reitoria, comprometidos em entregar não a maior, mas a melhor instituição. A Católica cresceu em qualidade e continuará crescendo. Esse é o compromisso do conselho com toda a região”, destacou Mattos.
A nova presidente, Vergimari Pires, é graduada em Farmácia e Bioquímica, com especialização em Indústria e Alimentos pela PUC Paraná, pós-graduada em Cosmetologia pela Associação Brasileira de Cosmetologia e em Propaganda e Marketing pela ESPM, além de mestre em Biotecnologia pela USP. Atua há mais de 14 anos como diretora administrativa da Jomar Indústria e Comércio, em Jaraguá do Sul.
Com ampla experiência em liderança institucional, Vergimari preside o Conselho Superior da CDL Jaraguá do Sul (2024–2026), é conselheira suplente do Conselho Fiscal do Centro de Inovação NOVALE e conselheira independente do Conselho Administrativo da Seifert. Ela também foi presidente da CDL de Jaraguá do Sul, tornando-se uma das poucas mulheres a ocupar o cargo, e foi homenageada com Moção Honrosa da FCDL/SC por sua contribuição ao movimento lojista catarinense.
“É um grande desafio assumir o Conselho de um Centro Universitário. Suceder uma gestão sólida e responsável, conduzida com tanta competência pelo Paulo Mattos, é uma honra. Meu objetivo é continuar contribuindo com toda a comunidade acadêmica e com as pessoas que fazem parte da FERJ e da Católica SC”, afirma Vergimari.
O Conselho Curador da FERJ tem papel fundamental na definição das diretrizes estratégicas e de governança da instituição, atuando de forma voluntária na condução dos rumos da Católica SC. A nova presidência reforça a continuidade de um trabalho voltado à inovação, à qualidade educacional e ao fortalecimento da relação entre universidade e comunidade.

