A Católica de Santa Catarina adotou um novo sistema para garantir mais sinergia entre os cursos oferecidos nas modalidades presencial e a distância. A partir deste mês, as graduações estão ordenadas em seis escolas: Escola de Arquitetura e Design, Escola de Direito, Escola de Educação e Humanidades, Escola de Negócios, Escola Politécnica e Escola de Saúde. A Instituição segue modelo semelhante ao que já funciona na PUCPR, com quem a Católica SC mantém uma aliança educacional estratégica desde 2010.
O reitor da Católica de Santa Catarina, Robert Burnett, explica que esse ordenamento vai possibilitar a implantação de um maior número de projetos multidisciplinares entre os cursos que pertencem à mesma escola, otimizando a gestão acadêmica. De acordo com ele, essa nova forma de organização garantirá uma maior aproximação com as iniciativas realizadas pelas escolas da PUCPR – que possuem expertise comprovada por meio de acreditações nacionais e internacionais.
Burnett também destaca que a equivalência na metodologia de ensino adotada pelas duas instituições garantirá um know-how ainda mais robusto à Católica SC. Segundo o reitor, o centro universitário poderá beneficiar-se da experiência e do reconhecimento que a PUCPR já possui com a estruturação dos cursos por áreas de conhecimento. Esse intercâmbio acadêmico ocorrerá por meio de atividades em parceria que atendam à demanda de qualificação dos estudantes de ambas, como a promoção de eventos, congressos, cursos de especialização, entre outras.
Na prática, os credenciamentos obtidos pelas escolas da universidade paranaense ratificam que a arquitetura dos cursos e os protocolos que eles seguem são qualificados o suficiente para a formação profissional exigida de acordo com as melhores práticas internacionais na área e reconhecida em qualquer lugar do mundo.
“No momento em que a Católica SC amplia seu leque de cursos presenciais e a distância, esse diferencial garante uma troca de experiências mais ampla entre os estudantes das diferentes graduações e das duas instituições – que são reconhecidas nacionalmente como referências em ensino de qualidade”, afirma Burnett.
Ampliação do leque de cursos
Esta não foi a única novidade implantada na Católica SC neste ano. Em maio, o centro universitário lançou a educação a distância e hoje oferece 13 cursos na modalidade. Também ampliou a oferta de cursos presenciais, com a abertura de três novas graduações a partir de 2018: Ciências da Segurança Pública, Tecnologia em Jogos Digitais (nas unidades de Jaraguá do Sul e Joinville) e Engenharia de Software (em Jaraguá do Sul). Atualmente, a instituição oferece 12 graduações na unidade de Jaraguá do Sul e 15 em Joinville, onde também funcionam os polos da EaD.
De acordo com o reitor, Robert Burnett, a ampliação do leque de cursos e a estruturação dos cursos em escolas mostram que a Católica SC acompanha as tendências do mercado e busca preparar os estudantes não só para os diversos desafios exigidos no mundo corporativo, mas também para serem cidadãos capazes de transformar a realidade.
Confira, a seguir, quais são as escolas e seus respectivos cursos:
ESCOLA DE ARQUITETURA E DESIGN
Arquitetura e Urbanismo (presencial)
Design (presencial)
Design de Moda (presencial)
ESCOLA DE DIREITO
Ciências da Segurança Pública (presencial)
Direito (presencial)
ESCOLA DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
Pedagogia (EAD)
Serviço Social (EAD)
Teologia
ESCOLA DE NEGÓCIOS
Administração (presencial e EAD)
Ciências Contábeis (presencial)
Gestão de Recursos Humanos (EAD)
Gestão Financeira (EAD)
Logística (EAD)
Processos Gerenciais (EAD)
ESCOLA POLITÉCNICA
Análise e Desenvolvimento de Sistemas (EAD)
Engenharia Biomédica (presencial)
Engenharia Civil (presencial)
Engenharia de Produção (presencial/EAD)
Engenharia de Software (presencial)
Engenharia Elétrica (presencial/EAD)
Engenharia Mecânica (presencial)
Gestão da Produção Industrial (EAD)
Tecnologia em Jogos Digitais (presencial)
ESCOLA DE SAÚDE
Biomedicina (presencial)
Educação Física (EAD)
Nutrição (presencial)