Na próxima terça-feira, 19, a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul será palco da 13ª edição do projeto Sonho de Férias, promovido pela Associação Empresarial de Jaraguá do Sul (Acijs), em parceria com a Prefeitura e o 14º Batalhão da Polícia Militar.

Cerca de 90 alunos, entre 8 e 10 anos, das escolas municipais Ribeirão Cavalo e Professora Gertrudes Steilein Milbratz, participarão de atividades culturais e recreativas, nas salas de aula do Bloco C e no auditório. A programação começa com um café da manhã, às 9h, seguida de oficinas de capoeira, pintura com guache, jogos, jazz e artesanato. Depois do almoço, que será realizado na Recreativa da Marisol, os estudantes terão de oficinas de saúde bucal, contação de histórias e atividades no laboratório de informática, além de participarem de um café da tarde.

As atividades na Católica SC serão supervisionadas por 35 acadêmicos de diversos cursos da Instituição que participam do Projeto Comunitário – componente curricular que prevê que os alunos cumpram 30 horas de colaboração em projetos sociais. No total, 95 universitários estão envolvidos na programação completa do Sonho de Férias, que também acontecerá na Acijs e na Arweg, na próxima quarta e quinta-feira, dias 20 e 21.

A Católica SC é parceira do Sonho de Férias desde a primeira edição. A assistente social do Projeto Comunitário, Ana Paula Fliegner dos Santos, comenta que a iniciativa é uma oportunidade de aprendizado tanto para as crianças quanto para os estudantes: para os pequenos, porque aproveitam o período de férias escolares em atividades que despertam a curiosidade pelo mundo universitário e pelas ações comunitárias; e para os acadêmicos, por se envolverem em ações da comunidade, contribuindo assim para um mundo melhor.

“Esses jovens percebem que pequenas ações podem, sim, melhorar a sociedade. Além disso, as horas que eles passam com as crianças são muito gratificantes e divertidas”, avalia.

O Sonho de Férias tem o objetivo de promover a integração entre crianças e adultos; conscientizar sobre a importância da preservação do meio ambiente e valorizar a importância da escolaridade, através de atividades educativas e recreativas que acontecem em três dias consecutivos durante o período de férias do primeiro semestre escolar.

Pintura com guache é uma das atividades previstas na programação

Pintura com guache é uma das atividades previstas na programação