Na terça-feira, 11, a Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul e a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul assinaram o termo de parceria para elaboração do plano diretor das 29 escolas estaduais da região, no auditório da Instituição. Por meio do convênio, acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica farão um diagnóstico da infraestrutura das unidades de ensino.
O objetivo é agilizar o processo de melhoria destas unidades e deixá-las prontas para uma possível expansão, considerando todas as necessidades estruturais – como acessibilidade, rede elétrica, entre outras. O trabalho será realizado sob a orientação do gerente de infraestrutura da ADR, Cleyson Stein, e dos coordenadores de cursos, Helena Ravache Samy Pereira (Engenharia Civil) e Djonny Weinzierl (Engenharia Elétrica). A iniciativa acontece por meio do Projeto Comunitário – componente curricular que prevê que os estudantes cumpram 30 horas de atividades sociocomunitárias.
“Por meio da iniciativa, os estudantes poderão aliar os conhecimentos teóricos e práticos, ao mesmo tempo em que vivenciam novas experiências e proporcionam a transformação dos ambientes em que se encontram”, comenta a coordenadora do Núcleo de Projetos Comunitários, Diva Spezia Ranghetti.
A vice-reitora da Católica SC, Anadir E. P. Vendruscolo, reforçou o compromisso constante da Católica SC em fazer a diferença na sociedade, por meio de diversos projetos sociocomunitários. Também comentou que a iniciativa contribuirá com o bem-estar dos alunos, já que as crianças passam boa parte do dia na escola e é importante que o ambiente seja adequado para que possam estudar e aprender
O secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional, Leonel Pradi Floriani, comentou que o trabalho ajudará a identificar as situações prioritárias nas escolas e quais ações devem ser planejadas a médio e longo prazo. Ele agradeceu a Católica SC pela parceria e destacou a importância de a Instituição e os estudantes trabalharem para tornar a sociedade melhor.