Neste mês, Joinville será palco do maior evento de robótica de Santa Catarina: o 3º Summit Nacional de Robótica. Entre os dias 17 e 19 de novembro, a unidade de Joinville da Católica SC vai se transformar em uma verdadeira arena para estudantes, profissionais e entusiastas das novidades e desafios da área, que está cada vez mais presente no cotidiano. De forma dinâmica e para lá de divertida, o evento receberá mais de 300 participantes, vindos de todo o Brasil e do México, em disputas de diferentes categorias, que vão desde desafios de robôs autônomos até batalhas de robôs, onde os competidores irão demonstrar toda a engenhosidade que envolve os segmentos da robótica.

Durante os dias 18 e 19 de novembro, as atividades serão abertas ao público das 8h até 22h, com entrada gratuita. A iniciativa conta com parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e apoio de empresas da região, como WEG e Becomex. A programação completa já está disponível no site oficial: http://summit.wickedbotz.com.br/.

Nesta edição, o Summit foca especialmente na interação entre os participantes e marca um formato inédito no Brasil: o de imersão total. Os participantes permanecerão acampados no local e terão 48 horas ininterruptas para competir e testar seus robôs. Durante o dia, à noite e nas madrugadas, as equipes vão correr contra o relógio para colocar em ação nos seus projetos a melhor programação, aplicando diretamente as áreas de engenharias: software, elétrica e mecânica. Além dos robôs inteligentes, também haverá duas arenas de combate, uma delas com uma tonelada que suporta robôs até Hobbyweight de 5,44kg, protegida por policarbonato balístico, para abrigar um verdadeiro ringue de robôs que duelam “até a morte”.

Promovendo inovações e trazendo para Santa Catarina equipes renomadas nacional e internacionalmente, o Summit nasceu por iniciativa da própria equipe de robótica da Instituição, dado ao pequeno número de competições de robótica existentes no país, a maioria localizada no Sudeste. Conhecida como “Wickedbotz”, a equipe anfitriã já conta com grande sucesso em competições nacionais e sul-americanas de robótica, estando entre as 15 melhores equipes de robótica do Brasil, sendo a segunda da região sul e a primeira de Santa Catarina.

Para o professor da Católica SC, Manfred Heil Junior, que atua em conjunto na coordenação do evento, o Summit visa acima de tudo promover a integração, seja através da troca entre a comunidade e as equipes de robótica, como por meio do networking educativo e profissional. “É uma excelente oportunidade para empresas da região estarem aqui e verem de perto talentos que poderão fazer o diferencial em suas equipes, a Wickedbotz está trazendo para um dos principais polos industriais do país cérebros que podem de fato contribuir com o desenvolvimento tecnológico nacional e internacional”, coloca.

Da mesma forma, por destacar a experimentação como um meio ativo de adquirir conhecimento, o Summit de Robótica serve de vitrine para demonstrar o viés da chamada “educação maker” presente nos cursos da Católica SC. Por encorajar a aplicação prática e criativa dos conteúdos para transformar conceitos em realidade, essa abordagem de ensino promove uma formação mais completa. A metodologia não apenas favorece a investigação, como coloca o estudante no centro do processo de aprendizagem e impulsiona o desenvolvimento de habilidades que serão diferenciais no seu futuro profissional.