No segundo semestre, as aulas em Jaraguá do Sul e Joinville serão transmitidas diretamente das salas de aula, em tempo real. Os acadêmicos terão a escolha de assistir on-line ou pessoalmente.

Após a recomendação dos governos federal, estadual e municipal, a Católica SC deve iniciar em agosto a segunda fase da retomada das atividades presenciais. Com a previsão de retorno dos acadêmicos para o segundo semestre do ano letivo após as férias, os alunos terão a opção de acompanhar os conteúdos de forma on-line, transmitidos diretamente das salas em tempo real, ou assistir presencialmente. Para que isso fosse possível, diversos investimentos em protocolos de biossegurança foram feitos conforme determinação de órgãos competentes, com destaque para a atomização feita por equipamento adquirido, por meio do qual os ambientes de sala de aula serão sanitizados diariamente.

“Prezamos pela autonomia e respeitamos o poder de escolha de cada um dos estudantes. Esta nova decisão integra um processo aprofundado que está em andamento desde abril, quando iniciamos a discussão e os ajustes das necessidades dos campi em termos de equipamentos e processos de segurança”, afirma o reitor Diogo Richartz Benke. “Nestes meses, mantivemos contato e alinhamento constante sobre os planos de retomada com o Governo do Estado, prefeituras e secretarias de saúde e de educação”, acrescenta.

Adequações para promover a segurança de alunos e colaboradores

A Pró-Reitoria Administrativa tomou diversas medidas para receber os acadêmicos da forma mais segura possível. Houve mapeamento de riscos e realização de adequações estruturais, como sanitização de todas as áreas; instalação de dispensers de álcool gel; reforço na limpeza, ventilação e desinfecção de ambientes; demarcação do piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns; e aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para garantir a segurança dos estudantes e colaboradores. “A Católica SC foi inovadora no quesito de cuidados para esse retorno presencial ao adquirir atomizadores para a desinfecção dos espaços e realizar a nebulização com sanitizante para o combate do vírus da Covid-19”, avalia Cleiton Vaz, pró-reitor administrativo.

Para gerar maior engajamento da comunidade acadêmica, foi elaborado um plano de comunicação visual que reforça informações sobre a segurança e hábitos de saúde. Essa comunicação é baseada em um protocolo de medidas preventivas, adequadas ao momento atual, que foi construída de forma multidisciplinar e relacionada às recomendações de órgãos de saúde e vigilância sanitária. São contemplados cuidados de responsabilidade da própria Católica SC, até ações que os alunos e colaboradores devem fazer na chegada da instituição, como, por exemplo, seguir a etiqueta respiratória, higienizar as mãos com água e sabão ou usar o álcool gel, trocar a máscaras a cada 2 horas.

Na Central de Atendimento e Sala de Matrículas, os atendimentos presenciais acontecem prioritariamente com agendamento prévio para evitar aglomerações. A Biblioteca, Central de Cópia e Espaços de Alimentação também estão com restrições ao fluxo e com horário reduzido de atendimento.

Na chegada às unidades, todos devem passar por um dos pontos de controle, para receber orientações e realizar a limpeza dos calçados em tapete sanitizante, aplicação de álcool gel nas mãos, aferição de temperatura e a verificação do uso de máscara. Em caso de temperatura igual ou superior a 37,3 °C serão impedidos de ter acesso à instituição, e será recomendado que procurem o serviço de saúde municipal.

A Católica SC criou canais de comunicação exclusivos via whats para alertar sobre eventuais situações que não estejam alinhadas aos procedimentos recomendados. O não cumprimento das determinações da portaria da reitoria que fixa as normas de segurança e convivência é sujeito a sanções administrativas.

Apoio para aulas on-line no primeiro semestre

A Católica SC realizou diversas ações para dar suporte às aulas on-line no primeiro semestre. Estudantes com dificuldades financeiras tiveram acesso a novas modalidades de parcelamento e financiamento, bem como bolsas de incentivo à continuidade dos estudos. Além do apoio de ordem financeira, estudantes com dificuldade para o acompanhamento das aulas puderam requisitar o empréstimo de computadores, pranchetas de desenho e roteadores de internet com plano custeado pela instituição.

Além disso, a Católica SC implementou uma iniciativa para fomentar o bem-estar de 4,5 mil pessoas: o programa Equilibre-se. A intenção do centro universitário é prover apoio jurídico, financeiro, social e psicológico, com a disponibilização de até oito sessões para cada tema ao estudante ou colaborador que solicita ajuda. A execução da iniciativa está a cargo da Optum, empresa especializada contratada, que conta com equipes específicas para cada tipo de atendimento, e ocorre desde fevereiro, para colaboradores, e desde maio, para acadêmicos.

A novidade é fruto do diálogo com representantes de centros acadêmicos e atléticas. “Nossos estudantes são protagonistas no processo de construção de uma Católica cada vez melhor”, afirma o reitor. “É um apoio a mais que pode trazer mais segurança e tranquilidade. Não estamos medindo esforços para proporcionar uma jornada não apenas universitária, mas de vida mais saudável e positiva”, acrescenta.

Os atendimentos ocorrem gratuitamente e de forma confidencial, por telefone, no 0800-025-4321, de segunda a sexta, das 8 às 20h, para aconselhamento, suporte, orientação e encaminhamento. Em casos emergenciais, o contato está disponível em todos os dias e horários. Mais informações: sou@catolicasc.org.br ou 47 9 9109-6075, das 13 às 17h.