A Católica de Santa Catarina, juntamente com as demais instituições de ensino superior (IES) integrantes da rede Acafe (Associação Catarinense das Fundações Educacionais), se colocou à disposição para auxiliar o Ministério da Saúde na campanha de imunização contra a Covid-19. A intenção foi formalizada por meio de ofício enviado em 19 de janeiro por Aristides Cimadon, presidente da Acafe, para André Motta Ribeiro, Secretário de Estado da Saúde de Santa Catarina.

O documento oficializa a intenção por parte das IESs em colaborar para ampliar e dar celeridade à atuação dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) por meio da disponibilização de estrutura física, recursos humanos e equipamentos, como freezers e geladeiras. “Até o momento são mais de 150 instituições de ensino superior que aderiram à iniciativa do Fórum de Presidentes do Crub”, conta o reitor Diogo Richartz Benke.

A iniciativa tem o objetivo a dar continuidade nas ações de combate à pandemia. No ano passado, a Católica SC doou máscaras de proteção e colaborou com pesquisas científicas. Em Jaraguá do Sul, realizou inquérito epidemiológico e aplicação de teste na população. O centro universitário também esteve presente em atividades que impactaram a população de Joinville, como a fabricação de jalecos; o desenvolvimento do sistema de triagem e de campanhas de conscientização; prestação de serviços de apoio contábil; e avaliação de equipamentos hospitalares de prevenção.

Em suas unidades, a Católica SC investiu na aquisição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e para atomização, por meio do qual as salas de aula são sanitizadas diariamente; instalação de dispensers de álcool gel; e demarcação do piso com distanciamento de 1,5 metro nas áreas comuns. O planejamento para o retorno seguro às atividades presenciais contou com mapeamento de riscos e elaboração de plano de comunicação visual baseado em protocolo de medidas preventivas, que reforça informações sobre a segurança e hábitos de saúde.

Diariamente, as unidades recebem reforço na limpeza, na ventilação e desinfecção de ambientes. A Central de Atendimento e Sala de Matrículas passaram a realizar atendimentos presenciais prioritariamente com agendamento prévio para evitar aglomerações. A Biblioteca, Central de Cópia e Espaços de Alimentação tiveram restrições ao fluxo e horário reduzido de atendimento.

Cada campus passou a contar com pontos de controle na chegada, nos quais ocorre recebimento de orientações, realização da limpeza dos calçados em tapete sanitizante, aplicação de álcool gel nas mãos, aferição de temperatura e a verificação do uso de máscara. Em caso de temperatura igual ou superior a 37,8 °C, o acesso à instituição é impedido, com a recomendação para procurar o serviço de saúde municipal.

A checagem da conformidade dos procedimentos é apoiada por meio de canais de comunicação via whats, que foram criados especificamente para alertar sobre eventuais situações que não estejam corretas. O não cumprimento das determinações da portaria da reitoria que fixa as normas de segurança e convivência é sujeito a sanções administrativas.

Nas suas casas, os acadêmicos e colaboradores puderam contar com o programa Equilibre-se, criado para prover apoio jurídico, financeiro, social e psicológico, com a disponibilização de até oito sessões por solicitação. Para os alunos que necessitaram, houve empréstimo de computadores, pranchetas de desenho e roteadores de internet com plano custeado pela instituição. Além disso, o centro acadêmico disponibilizou novas modalidades de parcelamento e financiamento, bem como bolsas de incentivo à continuidade dos estudos.

Sobre a Católica SC

A Católica SC é um centro universitário presente em Jaraguá do Sul e em Joinville, com unidades também em Itajaí e em Florianópolis. Tem mais de quatro mil alunos em cursos de graduação, pós-graduação, cursos livres e Educação a Distância. Em 31 de agosto, completará 48 anos de atuação, sempre de olho no futuro e na inovação, mas sem esquecer suas origens.

Em Jaraguá do Sul, foi fundada em 1973 como Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), uma instituição comunitária sem fins lucrativos. O primeiro curso, oferecido em 1976, foi o de Estudos Sociais e tinha o objetivo de formar professores. Nos anos seguintes, foram criados diferentes cursos que buscavam atender às demandas da região e contribuir para o desenvolvimento econômico local. Conta com dois endereços na cidade: a tradicional sede na rua dos Imigrantes, 500, e um espaço inaugurado em 2019 na Marechal Deodoro da Fonseca, 632, Centro.

A unidade em Joinville está localizada no prédio da antiga Wetzel e reforça sua tradição ao ocupar um espaço que faz parte da história da cidade. Tem cursos de graduação e de pós-graduação nas mais diversas áreas e conta com laboratórios e equipamentos de última geração.

O polo em Itajaí fica no piso L3 do Itajaí Shopping Center. Em Florianópolis, está localizado na rua Tenente Silveira, 221, Centro.