2020 é certamente um divisor de águas para a humanidade. Todos os comportamentos estão passando por transformações, dentre eles, o estudo. A Católica SC também está engajada no movimento mundial de reformular práticas com o propósito de assegurar o bem-estar e saúde. Para isso, amplia o uso do ensino on-line e da Educação a Distância (EaD) com o propósito de manter o calendário acadêmico.

“Continuar estudando por meio das ferramentas de comunicação on-line traz a possibilidade de manter os estudantes ativos na construção de conhecimentos e de alcançar seus sonhos de formação profissional. Traz a perspectiva de continuidade, de esperança e de potencialidade. Essa potencialidade é a de reconhecer outras formas e outros meios de se relacionar e se comunicar no mundo acadêmico e do trabalho. Essas habilidades, muitas vezes desconhecidas por muitos até então, passam a ser desenvolvidas e esses estudantes terão diferenciais frente às suas atividades rotineiras solucionando situações de forma mais global”, avalia Juliana Patrícia Petris, Coordenadora de EaD.

Desde 30 de março, os acadêmicos da Católica SC que estudam na modalidade presencial tiveram sua rotina de aprendizagem restabelecida de forma temporária por meio das aulas on-line. “É fantástico perceber o envolvimento, comprometimento e dedicação dos professores neste momento. Ao receberem o desafio rapidamente e de forma muito criativa iniciaram a reconstrução das aulas. Vídeos foram gravados, novas ferramentas de comunicação e edição foram descobertas e experimentadas e um novo horizonte se expandiu frente a novas possibilidades. O sucesso de cada aula tem sido comemorado com êxtase pelos colegiados e compartilhado com os colegas”, conta Juliana.

As principais diferenças entre EaD e aula on-line
Na EaD, os materiais são organizados por professores de planejamento. As aulas consistem em conteúdos e atividades, disponibilizadas aos estudantes por meio de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e existe um tempo pré-determinado para serem feitas. Durante esse tempo, na maior parte das vezes, professor e estudantes conectam em horários diferentes. O professor tutor on-line da disciplina fica à disposição do estudante para tirar dúvidas e orientar as ações propostas. Após o envio da atividade, faz os feedbacks sobre o desempenho do acadêmico no tema proposto.

Já no on-line, as aulas são planejadas pelo próprio professor da disciplina dos cursos presenciais e disponibilizadas ao estudante a partir de AVA. O professor é quem recebe os estudantes no horário da aula e, em tempo real, realiza a mediação dos conteúdos, propõe atividades e esclarece dúvidas. A realização das atividades propostas pode ocorrer no momento da aula, de forma on-line, ou, ainda, pode ser negociada para ser realizada e entregue até a aula seguinte, na próxima semana.

Benefícios
Ensino on-line
• 
Sincronicidade em relação à mediação do professor. É possível conversar, além do professor, com a sua turma, fazer debates e tirar dúvidas.
• A maior parte dos professores tem utilizado ferramentas de comunicação que permitem a gravação dos momentos vivenciados, o que possibilita acessar as mediações quantas vezes quiser.
• Não enfrentar trânsito para chegar na instituição e contar com o conforto de casa para estudar.

EaD
• Possibilidade de escolher, durante as duas semanas de cada aula, quando irá se dedicar ao estudo.
• Plataforma e materiais responsivos facilitam a realização das atividades.
• Professores tutores on-line mobilizam os estudantes e estão disponíveis para dúvidas que possam surgir. São experts nas áreas das disciplinas e orientam de forma pontual e específica o estudante sobre como avançar em cada aula.

Dicas
• Conecte com dez minutos de antecedência para testar seu acesso e já deixe o material da disciplina separado.
• Combine com a família e amigos o tempo que precisa para se concentrar na aula.
• Organize um espaço na sua casa para os estudos. É preciso lembrar que precisará se concentrar e da ergonomia.
• Agende o horário da aula na rotina. Outras tarefas não podem sobrepor esse momento.
• Comece e termine as leituras e atividades, assim você se manterá concentrado e conseguirá ter mais agilidade na resolução da ação.
• Há bibliotecas virtuais à disposição. Na Católica SC, o acesso ocorre via portal do estudante ou site da biblioteca. Procure por Pearson, Biblioteca A ou a base de periódicos da EBSCO.
• Em caso de dúvidas sobre o AVA, os polos do centro universitário estão à disposição. Se a dúvida for sobre a metodologia ou o curso, os professores e coordenação estarão disponíveis.
• Para a modalidade EAD, realize as agendas e contabilize o ponto de participação em cada uma das dez aulas.