A Católica de Santa Catarina é a primeira instituição de ensino superior da região a tornar-se membro da Amazon Web Services (AWS) Academy, um credenciamento de peso que reafirma a qualidade dos cursos de tecnologia oferecidos. A maior fornecedora de cloud do mundo autorizou que os estudantes das graduações em Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Tecnologia em Jogos Digitais tenham acesso a toda a infraestrutura da AWS na nuvem para desenvolverem soluções tecnológicas.
O coordenador dos Cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Tecnologia em Jogos Digitais, Maurício Henning, comenta que poucas instituições de ensino brasileiras estão creditadas pela Amazon Web Services a utilizarem os serviços de cloud oferecidos pela companhia.
De acordo com ele, a iniciativa da AWS em realizar convênios com instituições de ensino fora dos Estados Unidos, onde fica a sede da empresa, é bastante recente. Henning destaca que a aproximação com a AWS ocorreu neste ano, quando representantes da companhia participaram de um evento sobre startups na Instituição e se interessaram pelas iniciativas realizadas na área de TI.
O currículo será conduzido da seguinte forma: durante as aulas, os estudantes irão conhecer, na prática, conteúdos relacionados à computação em nuvem e às soluções fornecidas pela AWS. Dessa forma, serão capacitados a criar soluções para empreendimentos da região utilizando a tecnologia desenvolvida pela empresa. Como parte do credenciamento do instrutor, a AWS oferecerá uma capacitação a distância, em dezembro, para os professores Manfred Heil Junior e Glauco Vinícius Scheffel – que serão os responsáveis por acompanhar os acadêmicos nesta tarefa.
Os conteúdos elencados pela AWS serão trabalhados dentro da grade curricular das graduações, de forma multidisciplinar. “Estamos entre os pioneiros nesse tipo de credenciamento no Brasil. Além de preparar os alunos para lidar com o que existe de mais moderno nesse tipo de tecnologia, também vai contribuir com o desenvolvimento das empresas da região, já que muitas utilizam as soluções AWS em seus serviços”, destaca Henning.
Certificação oferece mais oportunidades na carreira
O convênio entre a Católica de Santa Catarina e a Amazon Web Services também irá capacitar os estudantes para obter a certificação da AWS. O coordenador Maurício Henning explica que várias empresas no Brasil e no exterior só contratam profissionais da área de tecnologia da informação que tiverem esse reconhecimento. “A partir dos conhecimentos adquiridos de forma multidisciplinar, o aluno é preparado para ter um bom desempenho na prova”, comenta, acrescentando que a certificação costuma resultar em um acréscimo de cerca de 30% no salário.
Além de todos esses benefícios, os estudantes dos cursos de Engenharia de Software, Sistemas de Informação e Tecnologia em Jogos Digitais da Católica SC que tiverem interesse em obter o “AWS Certified Solutions Architect” terão um desconto de 50% para realizar a prova.