Acadêmicos, professores, especialistas e membros da comunidade se reunirão nos próximos dias 19 e 20 de setembro no Simpósio de Bioética “Vida Humana e Ética do Cuidado” para debaterem sobre o início da vida humana e as implicações éticas decorrentes de situações como congelamento de embriões, o uso de células-tronco embrionárias, etc. O evento acadêmico é promovido pela Católica de Santa Catarina em Joinville por meio dos cursos de Biomedicina, Biologia (Ciências Biológicas), Teologia e pela Escola de Catequese da Diocese de Joinville. Os debates acontecerão na Mitra Diocesana de Joinville localizada na Rua Jaguaruna 147, Centro.

O início será no dia 19 (quarta-feira) a partir das 19 horas com a palestra “O respeito à vida humana nascente”, ministrada pelo Dr. Mário Antonio Sanches, professor coordenador da pós-graduação em Teologia da PUCPR. O docente, especialista em bioética, analisará como a ética do cuidado repercute nas nossas relações com a vida embrionária, de modo particular, nas circunstâncias  mais contundentes desencadeadas pela pesquisa genética.

A programação segue na manhã do dia 20 com a palestra “Células-Tronco: de onde vieram e para onde vamos?” ministrada pelo Dr. Mariano Ceferino Llano Sánchez a partir das 8 horas.  À tarde, às 15h30min, haverá a oficina “Qualidade de vida: saúde psicossomática” ao encargo das professoras Liliana Marlene da Silva Alves e Sonia Terezinha Correa Garcia.

Já a palestra de encerramento do evento abordará o tema “A vida humana começa na concepção?” com o coordenador do curso de Teologia da Católica SC em Joinville, professor Dr. Marcio Bolda da Silva.

O evento, de modo geral, debaterá linhas de pesquisa sobre a questão ética de como se relacionar com a vida humana nascente. A professora Gislei Gonçalves, coordenadora dos Cursos de Biomedicina e Biologia da Católica SC em Joinville e membro da comissão organizadora do evento, comenta que o debate destacará pontos delicados da discussão bioética atual, ou seja, a partir de que momento da gestação o embrião é pessoa portadora  de direitos inalienáveis. 

Todas as palestras e oficina são gratuitas. Interessados precisam fazer a inscrição previamente pelo telefone (47) 3145-9703.