Título de seu mais novo livro, com lançamento previsto para breve, o professor-doutor Robert Righi fala sobre o tema “As cidades se formam na história” na quarta-feira, dia 7, em Joinville. O arquiteto é convidado do curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina, às 19h, na Unidade América do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, em Joinville.

Dirigida aos acadêmicos da graduação e à comunidade, a palestra será a aula inaugural curso de Arquitetura e Urbanismo da Católica de Santa Catarina em Joinville. Posterior ao evento acontecerá abertura da exposição de pinturas “Poética e mitos”, reunindo trabalhos do arquiteto, que pode ser visitada gratuitamente até o dia 23 no pavimento superior da instituição. Informações pelos telefones (47) 3043-5214.

Professor convidado da Católica SC, Roberto Righi é um dos nomes expressivos no meio acadêmico da arquitetura e urbanismo no Brasil. Atua como professor da graduação e pós-graduação em arquitetura e urbanismo da Universidade Presbiteriana Mackenzie e da Universidade de São Paulo, e assumiu funções e cargos como diretor, chefe de departamento, fundador e coordenador da pós-graduação em AU da UPM. Além da atividade acadêmica e técnica com importante produção bibliográfica, exerce também consultoria em desenvolvimento urbano e desenho urbano, além de manter atividade artística constante na pintura.

Seguindo a tradição das quatro exposições anteriores, realizadas na Católica SC entre 2006 e 2010, o autor mostra novo trabalho focado na reflexão e expressão artística sobre temas instigantes para a comunidade acadêmica e sociedade.

Conforme explica, o trabalho deste ano volta-se à “Poética e mitos”, tema que avalia como complexo e que apenas se inicia. “Afirma-se em desafio que a arte é inseparável do sagrado, místico e religioso. Será esta a essência da arte? A Poética de Aristóteles é há mais de dois mil anos base desta discussão. Ela compunha-se de dois livros, mas infelizmente só um foi preservado: da epopeia e da tragédia, a dita arte séria. O outro perdido abordava a poesia da comédia, a arte jocosa. A Poética é da tradição das palestras escritas, assim cheia de vivacidade. Nela a beleza da arte é composta por mitos. Qual é então a relação entre o mito e a arte, que a liberta do humano e profano? Hoje de forma primária mitos resume a narração de coisas fabulosas, contrapondo-se ao logos como pensamento e linguagem clara. Na antiguidade grega o verbo ou o ser, confundia-se com o logos e o mito, só que no primeiro era pensado e calculado, enquanto no segundo era real e factual. O mito era princípio ordenador imóvel num tempo imperecível e perenemente presente, englobando os elementos eternos e essenciais da existência humana. A era sagrada do mito é atemporal, eterna; contrapondo-se ao tempo profano passado e finito, numa alusão a caverna de Platão. A narração do mito restabelece a ligação entre o sagrado e a realidade, transcendendo a história. Na geografia sagrada e mítica do lugar original e espiritual, confere-se beleza e qualidade artística, num trabalho pictórico que prossegue numa linha expressionista; procurando traduzir estas preocupações espirituais”, comenta.

Roberto Righi destaca a participação da Reitoria e da Coordenação do Curso de Arquitetura e Urbanismo para viabilizar a palestra e exposição, são possíveis segundo ele graças à iniciativa da pró-reitora Anadir Elenir Pradi Vendruscolo e o apoio da coordenadora da graduação em Joinville, Katia Cristina Lopes de Paula.