A Católica de Santa Catarina promove na terça, dia 29, Jornada de Teologia. O evento vai ocorrer no auditório da Mitra Diocesana de Joinville, das 19h30min às 21h30min, com a participação de estudantes e professores do curso de Teologia, e é aberto à comunidade gratuitamente. A programação terá como tema central “Perdão – Uma questão de saúde pública”. Informações pelo telefone (47) 3145-9717.
Conforme o professor Marcio Bolda, o evento se propõe a discutir o ato do perdão, a partir da conferência de Vera Cristina Weissheimer, bacharel em teologia pelo Escola Superior de Teologia de São Leopoldo (RS) e mestre em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo. Segundo ele, perdoar pode ser um exercício bem penoso e até impossível para algumas pessoas. Cita afirmação do escritor inglês C.S. Lewis de que “Todos consideram o perdão uma ideia muito bonita, até precisar perdoar alguém”.
Para o professor Marcio, engana-se quem pensa que perdão é tão somente um tema religioso: é também um tema de saúde – de saúde pública. “Muitas pessoas ficam doentes por causa de mágoas ou culpas que sobrecarregam suas vidas. Perdão e a cura de enfermidades tem relação entre si, por esse motivo, não é suficiente tratar apenas do sintoma de uma doença, algumas vezes, somente um longo processo de perdão e reconciliação é capaz de promover recuperação e cura”.
Vera Cristina Weissheimer também possui especialização em clínica pastoral pela Kirchliche Hochschule Bethel, em Bielefeld, na Alemanha; especialização em Logoterapia pela Sociedade Brasileira de Logoterapia e no Süddeutsches Institut für Logotherapie, Munique, Alemanha. Idealizadora da Pastoral Ecumênica, no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, em São Paulo (SP). Autora dos livros “Eu vi as tuas lágrimas”, “Escolhas”, “Quando a vida dói”. Atualmente trabalha como coordenadora do departamento de Diaconia da Comunidade Evangélica de Joinville, da Igreja Evangélica de Confissão luterana no Brasil.