As salas de aula e espaços externos da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul começaram a receber na manhã desta segunda-feira (20), alunos musicistas de várias partes do Brasil e do exterior. Desde as 8 horas, o silêncio causado pelo período de férias acadêmicas, deu espaço às melodias e timbres de instrumentos musicais como o violino, flauta e oboé. Os participantes do 9º Festival de Música de Santa Catarina – FEMUSC terão a rotina de aulas e ensaios na Católica SC até o próximo dia 30 de janeiro.
Parceira do evento, a Católica SC recebe os participantes do Festival desde 2012. Até o dia 30 deste mês, cerca de 900 estudantes e professores de mais de 25 países participarão de aulas na Instituição, que acontecem de segunda a sexta-feira das 8 às 18 horas, nas salas de aulas do Bloco D, E, e G da Instituição.
Assim como toda a programação oficial no Centro Cultural da SCAR, apresentações na comunidade e algumas das aulas (Série Master Class), que ocorrem na Católica SC, são abertas público, com acesso gratuito. Interessados podem conferir os locais das Master Class no site do FEMUSC (www.femusc.com.br), em “Programação”, e procurar nos dias 22 e 29 de janeiro.
O FEMUSC – 9º Festival de Música de Santa Catarina é uma realização do Instituto FEMUSC, com patrocínio da WEG, Tractbel Energia, Zanotti Elásticos e Shell V Power; Funcultural, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Governo do Estado, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura, Prefeitura de Jaraguá do Sul; apoio da Duas Rodas, Oesa Aimentos e Urbano; apoio de mídia do Grupo Meta 29, revista 29 Horas; e Secretaria de Desenvolvimento Regional de Jaraguá do Sul (SDR), Fundação Cultural de Jaraguá do Sul, Sociedade Cultura Artística (SCAR), Vale dos Encantos Convention Visitors Bureau e Centro Universitário – Católica de Santa Catarina.
Informações gerais sobre o evento, a relação de programas de ensino, séries a serem apresentadas e a grade de professores convidados estão disponíveis em www.femusc.com.br e pelos telefones (47) 3373-8652 e (47) 3275-2477.
Acadêmicos atuam como monitores durante o evento
Trabalhando na organização de salas, materiais didáticos, orientação e auxílio aos alunos e professores quanto ao ensalamento, e outras demandas da coordenação do FEMUSC, estão cerca de 70 acadêmicos da Católica de Santa Catarina que são bolsistas do Artigo 170 e participantes de atividades do Projeto Comunitário.
Outros acadêmicos que também serão monitores durante as atividades e apresentações dos músicos na Scar, na secretaria do evento, e acompanhando os musicistas em concertos sociais em Jaraguá do Sul e em outras cidades onde haverá apresentações.
Foto: Elton Melchioretto/FEMUSC/Divulgação