Nos dias 8, 9 e 10 de setembro, a o Centro Universitário – Católica de Santa Catarina e a Univille – Universidade da Região de Joinville promovem o XXIII Campeonato Brasileiro de Karatê Tradicional. A programação vai ocorrer nas boas instalações esportivas da Univille e nas dependências da Católica de SC no bairro América. Além das competições, será realizado um Fórum Científico sobre Artes Marciais, 2 cursos técnicos  e uma clínica de arbitragem sobre Karatê Tradicional.

O evento contará com a presença dos maiores mestres do Karatê Brasileiro (Mestre Tanaka – 9º Dan, Mestre Inoki – 8º Dan, Mestre Watanabe – 8º Dan, Mestre Sasaki – 8º Dan, Mestre Machida – 8º Dan, Mestre Arai – 8º Dan, Mestre Arrigoni – 7º Dan, entre outros).

Na sexta-feira estiveram em Joinville os professores Gilberto Gaertner, faixa preta 7º Dan, presidente da CBKT – Confederação Brasileira de Karatê Tradicional, e João Cruz Erbano, faixa preta 3º Dan, secretário geral da entidade. Visitaram as instalações esportivas da Univille e da Católica de SC para as definições iniciais das atividades do campeonato.

O evento tem a coordenação local do professor Robert Burnett, vice-reitor da Católica de SC, também praticante de karatê tradicional, onde é faixa preta 1º Dan, que esteve acompanhando os dois professores na visita.

Conforme Gilberto Gaertner, a proposta de realizar o evento em Joinville tem por finalidade fortalecer o Karatê Tradicional em Santa Catarina. “A modalidade vem crescendo no Estado, temos muitos praticantes na região de Blumenau e em outras cidades, mas a ideia é difundir ainda mais o karatê tradicional”, explica o presidente da CBKT. Na região Sul a modalidade tem como um dos pólos o Paraná, onde se realiza trabalho com formação com crianças e adolescentes.

O Karatê Tradicional tem como foco a defesa pessoal e o desenvolvimento pessoal dos seus praticantes. É uma abordagem que utiliza a filosofia clássica das artes marciais aliada aos avanços das Ciências do Esporte. Sua prática tem objetivo predominantemente educativo.

O presidente da CBKT ressalta a importância da  parceria da entidade com as duas destacadas instituições de ensino de Santa Catarina, Univille e Católica SC, o que fortalece ainda mais o cunho educativo, filosófico e científico do Karatê Tradicional.

Mais informações sobre o Karatê Tradicional estão disponíveis no site www.cbkt.or.br.