A Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, por meio do setor de Extensão colabora com o projeto de formação de bombeiros mirins e aspirantes, mantido pela Corporação de Bombeiros Voluntários da cidade. A instituição disponibiliza professores, para ministrar aulas ao grupo de profissionais responsáveis pela formação de bombeiros mirins e aspirantes. As aulas tiveram início no último sábado (15) e a carga horária do curso é de 24 horas de formação pedagógica.

O curso ministrado de forma voluntária visa capacitar profissionais de diferentes áreas para atuarem como instrutores/formadores no processo de formação dessas crianças e adolescentes que sonham em profissionalizar-se como bombeiros.

Durante seis sábados, no período da manhã, os participantes da formação irão discutir aspectos relacionados a aprendizagem, metodologia de ensino, recursos didático-pedagógicos, avaliação e outros. Ao final do curso, os participantes poderão elaborar com mais qualidade seus planos de ensino para os diversos módulos que compõem o programa de formação de bombeiros mirins e aspirantes.

 “Além dos relevantes serviços que presta à comunidade, os Bombeiros Voluntários preocupam-se com a formação de futuros quadros para a Corporação e, ao mesmo tempo, promovem a educação e a inclusão produtiva e cidadã de crianças e adolescentes em nossa comunidade. Com esta causa, o setor de Extensão da Católica não poderia deixar de colaborar”, confirma o professor João Gascho, um dos responsáveis pelo projeto.