Os mercados de energia elétrica estão se deparando com um novo paradigma em relação à medição de energia elétrica. As redes inteligentes já estão em funcionamento em países Europeus e da América do Norte e estão em processo de implantação em países em desenvolvimento, incluindo o Brasil. Com isso o desenvolvimento de tecnologia em transdutores, medidores e sistemas de comunicação está sendo vital para a inserção da indústria brasileira neste setor.
Com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento de projetos de medidores inteligentes, o acadêmico do curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina, Bruno Goulart Schwinden, desenvolveu ao longo de 12 meses um projeto de Iniciação Científica em cooperação com o Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTM-SP), com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Segundo o orientador do acadêmico na Católica de SC, Prof. Pablo Dutra da Silva, “o projeto foi uma experiência engrandecedora para todos os envolvidos e proporciona inúmeros benefícios para o acadêmico, para a instituição, para a indústria local e para o CTM-SP. Para citar alguns, o acadêmico teve contato com inúmeros conceitos de instrumentação eletrônica, eletromagnetismo e construção de sensores proporcionando diferencial técnico e formando um profissional com maior capacidade técnica e qualidade.”
O Coordenador do curso de Engenharia Elétrica e Coordenador de Pesquisa da Instituição, Prof. Djonny Weinzierl, destaca a relação estabelecida há 3 anos com o CTM-SP, com a visita do Comandante (EN) Dr. Paulo Henrique da Rocha a Jaraguá do Sul. Nesta oportunidade realizou-se uma palestra sobre o Programa Nuclear da Marinha do Brasil e o arraste tecnológico proporcionado pelas pesquisas relacionadas a este programa. Em nova oportunidade, o Comandante (EN) Dr. Mário Alves dos Santos Jr. tratou dos desafios tecnológicos no CTM-SP com os calouros do curso de Engenharia Elétrica em Jaraguá do Sul. “Esta cooperação é riquíssima para nossos acadêmicos, pois os leva a vislumbrar novas oportunidades profissionais e novos desafios da profissão”, comenta o professor.
Como fruto deste trabalho em cooperação resultou a prorrogação da bolsa de pesquisa, que subsidiará os estudos do acadêmico do curso de Engenharia Elétrica, Rafael Pess. “Trabalharemos para estreitar ainda mais os laços com o CTM-SP”, comenta o Prof. Djonny.