Pessoas que tem pouca, ou quase nenhuma familiaridade com o computador e internet terão a chance de participar da iniciativa de Inclusão Digital, oferecida pela Católica de Santa Catarina por meio do Projeto Comunitário. O curso básico de informática para iniciantes será gratuito e ministrado na sede da instituição com quatro encontros aos sábados, com duas turmas, uma com aulas pela manhã e outra à tarde, com carga horária de 12 horas/aula. A primeira aula está agendada para o dia 12 de novembro.

De acordo com a professora Diva Spezia Ranghetti, responsável pelo Projeto Comunitário, a instituição contou com o apoio da Associação de Moradores e do Grupo de Idosos do Bairro Rau, situado próximo ao câmpus de Jaraguá do Sul, para a realização das inscrições dos interessados em participar do curso. “Nossa intenção é aproximar a instituição da comunidade local. Elaboramos esse projeto para dar oportunidade de inclusão ao meio virtual às pessoas que nunca mexeram em um computador. Vamos ensinar desde como se liga o computador até como se faz pesquisas na internet”, afirma.

Cerca de 20 acadêmicos aptos a participarem do Projeto Comunitário receberão neste sábado (5) uma capacitação ministrada pela professora Giovana Ersching para atuarem como monitores durante as aulas de informática. O curso de Inclusão Digital terá o assessoramento do professor Sigmundo Preissler Junior.

Interessados podem fazer a inscrição diretamente no setor do Projeto Comunitário pelo telefone (47) 3275-8330.

Aulas também na Biblioteca Municipal e no Centro de Resgate Social

O professor João Arnoldo Gascho, também do Projeto Comunitário acrescenta que uma parceira com a Fundação Cultural, possibilitará a realização de aulas da Inclusão Digital no espaço da Biblioteca Pública de Jaraguá do Sul. Ali serão oferecidas 10 vagas para idosos, jovens e crianças que querem aprender sobre a utilização e os recursos do computador e da internet.

Os acadêmicos da Católica de Santa Catarina serão os responsáveis pelas aulas que também iniciarão no dia 12 de novembro. As inscrições podem ser feitas na própria Biblioteca com Daiane Konell Chiodini.

No Centro de Resgate Social de Jaraguá do Sul, a iniciativa da Inclusão Digital já acontece desde o começo do ano. Os alunos participantes do Projeto Comunitário lecionam aulas de informática básica aos abrigados. “Essa é uma oportunidade que eles têm de conhecer e poder aprender sobre o computador”, finaliza o professor Gascho acrescentando que no próximo ano, o desejo da Católica de Santa Catarina é ampliar a abrangência do Projeto, possibilitando que crianças de até 12 anos também participem.