Com o objetivo de oferecer um quadro teórico e prático interdisciplinar, para contribuir na formação de orientadores espirituais, formadores e líderes de comunidades, sobre a evangelização e o aprofundamento de temas que envolvam a catequese nos dias atuais, a Católica de Santa Catarina em Joinville, lança o curso de Especialização – Catequese no Mundo Contemporâneo. “A formação é uma das tarefas mais urgentes de nossas comunidades, pois, todas as pessoas envolvidas na propagação do Evangelho, são de certo modo, intérpretes da Igreja junto à comunidade”, comenta a coordenadora do curso, professora Teresinha Mocellin. Interessados podem se inscrever até o dia 29 de julho pelo site da Instituição 10.100.3.85/especializacao.

De acordo com a professora o curso vem ajudar a suprir lacunas provocadas pela perda da crise de sentido, da valorização da subjetividade, do fortalecimento do individualismo e do enfraquecimento dos vínculos comunitários. “A reposta renovadora é que, no itinerário catequético, se coloque como meta “formar discípulos missionários”, no contexto atual, realmente convertidos e comprometidos para fazer acontecer a conversão pastoral e a conversão das estruturas pastorais. A comunidade necessita, de um curso que forneça a base teórico-prática para o exercício da liderança em um mundo plural, com formação sólida dentro dos movimentos da Igreja”, finaliza.

A professora justifica ainda, que uma boa parte dos catequistas e outros formadores vivem uma forte tensão entre a “catequese tradicional de preparação aos sacramentos (que ainda predomina entre nós) e a insistente proposta da “Catequese de Iniciação à Vida Cristã” (para formar discípulos missionários), inspirada no Catecumenato do inicio do cristianismo. “O Evangelho de ontem e de hoje, precisa ser narrado de forma nova que seja significativo para as pessoas na contemporaneidade. A resposta nasce da convicção de que qualquer atividade pastoral que não conte, para sua realização, com pessoas realmente formadas e preparadas, coloca em risco sua qualidade. É importante assumir o desafio que corresponde ao universo mental, social e experiencial, que faz parte da catequese de interação fé e vida, fé Igreja e missão, fé e família, fé e política, fé e sexualidade, fé e profissão, fé e ciência, fé e cultura,”.  

Destinada a catequistas, presbíteros, religiosos, diáconos, coordenadores paroquiais e comarcais, professores de Ensino Religioso, pesquisadores no campo das religiões, teólogos, psicólogos e historiadores, a especialização surgiu com a percepção da necessidade existente na Igreja de mediadores, líderes capacitados para conduzir pessoas em um caminho seguro, apresentar proposta de vida cristã criativa e eficaz.

As aulas acontecerão quinzenalmente, aos sábados das 8h30min às 12h30min, e das 13h30 às 17h30min, na Católica de Santa Catarina do bairro América em Joinville. O início das aulas está previsto para o dia 10 de agosto.

Mais informações sobre a especialização pelo telefone (47) 3043-5298 ou pelos e-mails pos.joi@catolicasc.org.br e teresinha.mocellin@catolicasc.org.br.

Clique aqui para saber mais sobre o curso.