Serão cursos de formação de carreira, com foco em profissionais de tecnologia e negócios. Primeiro vamos fazer uma pesquisa e identificar as principais demandas da região. Para em seguida, começar a oferecer os treinamentos. A parceria com a IBM é uma conquista importante para o setor, contando com a estrutura da Católica e se tornando referência em Santa Catarina, assinala o professor Maurício Henning, coordenador de curso de Sistemas da Informação da Instituição. Segundo ele, as capacitações serão realizadas nos campus da Católica em Jaraguá do Sul e Joinville.
Conforme o vice-reitor Robert Burnett, a parceria entre as entidades trará importante contribuição para a capacitação e qualificação da mão de obra regional, tendo em vista que o mercado regional possui carência de profissionais na área. Ivan Moraes informa que o programa beneficiará os profissionais do mercado e também professores nas tecnologias oferecidas pela IBM que poderão realizar treinamentos para a empresa. É uma parceria que busca oferecer à comunidade as soluções de tecnologia, afirmou.
Redes sociais no ambiente corporativo
Além de anunciar as parcerias, o evento serviu para debater o uso das redes sociais no ambiente corporativo. O gerente de Soluções Colaborativas da IBM no Brasil, Mário Costa, falou aos participantes sobre os desafios dos profissionais de marketing em utilizar as redes sociais em benefício dos negócios. A internet não mudou. Ela continua a mesma em termos de tecnologia. Mas mudou a maneira com a qual utilizamos a internet. Antes, era para buscar informações. Hoje, acessamos para se conectar com pessoas, analisou.
De acordo com o especialista, as empresas passam a fazer parte do que vem sendo denominado como social business. Isso envolve a organização e seus processos de negócio como um todo. O social business catalisa redes de pessoas para criar valor ao negócio. Assim, nos aproximamos do cliente, estreitamos nossa relação com ele e aumentamos as vendas, enfatizou.
Costa defendeu ainda a importância de monitorar, mensurar e otimizar resultados quando o assunto é o uso das redes sociais no ambiente corporativo. E afirmou que a IBM vem se destacando no desenvolvimento de ferramentas que possuem esta finalidade. É preciso tirar resultados práticos diante do oceano de informações que só aumenta na rede. A dica é categorizar a informação para assim, reduzir os custos operacionais, concluiu.