O coordenador do curso de Sistemas de Informação e Análise do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, Maurício Henning, apresentou essa semana, na Sala de Reuniões da Prefeitura de Jaraguá do Sul, um sistema de coleta de dados através de sensores capazes de realizar medições de precipitação de chuvas, nível dos rios e deslocamento de terra.

O projeto prevê transmissões de dados via rádios sem fio com armazenagem num banco de dados que estaria à disposição de órgãos ligados à administração municipal, como Defesa Civil, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura.

Henning disse que o custo de implantação do sistema é de aproximadamente R$ 50 mil, incluindo dez sensores pluviométricos, dez sensores para controle do nível de rios, cinco sensores para medição de umidade de solo e 25 rádios transmissores. “Num primeiro momento, esses sensores seriam importados da Universidade de Zaragoza, na Espanha. Mais tarde, pretendemos, juntamente com professores e estudantes, desenvolvermos nossos próprios equipamentos. O objetivo é gerar um banco de dados com informações coletadas e propor um modelo matemático de alerta de enchentes”, explica o coordenador. Segundo descrição do projeto, “além de desenvolver e incentivar a promoção da tecnologia local, o sistema gera o controle centralizado das informações enviadas pelos sensores e parâmetros climatológicos, capazes de criar um sistema de alerta em Jaraguá do Sul”.

De acordo com o secretário da Defesa Civil local, Jair Alquini, “a intenção é implantar os equipamentos em vários pontos do município antes do período das chuvas. Quem sabe já teremos tudo pronto no mês de setembro. A administração municipal, através dessa parceria com a Católica de Santa Catarina, ganharia em agilidade e na redução de custos”. As explicações foram acompanhadas pelos secretários Alquini; Aristides Panstein, do Planejamento Urbano; Célio Bayer, do Desenvolvimento Econômico e Turismo; André Cleber de Melo, do Desenvolvimento Rural e Agricultura; presidente da Fujama, César Rocha; presidente do Samae, Isair Moser, além de servidores de vários órgãos da administração municipal, representantes dos Bombeiros Voluntários, grupo de resgate Gerar e de empresas privadas.
(Com informações da Prefeitura de Jaraguá do Sul)