No último dia 10 de maio (quinta-feira), os calouros dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina em Joinville receberam a visita da professora Doutora Viviane Lilian Soethe, docente da UFSC e  formada pelo Instituto de Tecnologia em Aeronáutica – ITA.

A palestrante destacou o tema “Avanços das Novas Tecnologias e Materiais aplicados à área de Engenharia”, abordando a nanotecnologia, materiais compósitos e de alto desempenho e sua aplicação na indústria, principalmente automotiva e aeronáutica.

“O aumento da importância e competitividade tecnológica no domínio de nanomateriais e na ciência de materiais é reconhecido como um dos grandes pilares do desenvolvimento científico, tecnológico e social no século XXI nas diversas áreas da engenharia, por isso a importância desse evento na academia”, confirmou o coordenador do curso de Engenharia Mecânica, Moisés Luiz Parucker.

De acordo com a professora Viviane, um dos campos de atuação dos futuros engenheiros é a possibilidade de desenvolver moléculas e materiais que podem substituir os materiais tradicionais em diversas aplicações. “Isso terá um profundo impacto em muitos aspectos relacionados a projetos, processos de fabricação e desenvolvimentos  de diversos produtos”, finalizou a palestrante.