Cuidar de um paciente é um trabalho em equipe. Para a atenção ser plena, efetiva e abrangente, é necessária a atuação de times multidisciplinares, formados por enfermeiros, profissionais de diferentes especialidades e o biomédico, que é o responsável pelos métodos e técnicas analíticas para a realização dos exames clínicos.

O exame é uma importante ferramenta para a investigação de um problema de saúde e direciona a tomada de decisão sobre qual será o tratamento mais assertivo.

Gostou dessa profissão? Sabia que a Católica SC oferece um bacharelado em biomedicina justamente especializado em análises clínicas? As disciplinas são estruturadas nas áreas de ciências exatas, biológicas e da saúde, humanas e sociais e da biomedicina. Por meio delas, ocorre a capacitação para exercer atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas em bancos de sangue, análises moleculares, produção e análise de bio derivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia, análise por imagem e ações em programas de promoção, manutenção, prevenção e proteção da saúde. O curso é pautado na demanda da região e oferece oportunidades para que o acadêmico tenha uma formação completa. É possível realizar, além das disciplinas obrigatórias, outras disciplinas de interesse optativas; participar de projetos comunitários; desenvolver projetos de pesquisa por meio da iniciação científica ou mesmo no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC); participar do Projeto de Aprendizagem Colaborativa (PAC), entre outras atividades complementares extracurriculares. Ao se formar, o acadêmico terá adiante um amplo mercado de trabalho.

Há a possibilidade de atuação em 37 tipos de habilitações, como laboratórios de análises clínicas, de apoio à reprodução humana, bancos de sangue, biologia molecular; laboratórios de análises ambientais, físico-químicas e análises bromatológicas; unidades de diagnóstico por imagens, de medicina nuclear; pesquisa técnico-científica; indústria de alimentos; serviços de vigilância e epidemiologia e sanitária; e estética.