A Biblioteca Padre Elemar Scheid sedia, até o próximo dia 31, a exposição “Imaginários”, do artista Fernando Pauler. A mostra traz 20 obras compostas por meio de colagens que reaproveitam materiais como papel, papelão, linha, madeira, ferro, plástico, fios e pintura sobre tela. A entrada é gratuita e aberta ao público.

Todo o processo de criação de Fernando Pauler inicia com o desenho, inicialmente feito a lápis e depois com nanquim, recebendo na sequência camadas de tinta (acrílica, guache, aquarela e outros pigmentos). Algumas imagens são digitalizadas, impressas e novamente recortadas e coladas, formando outras. Em outras obras, o artista optou por papel machê e materiais mais maleáveis, como arame e papelão.

Fernando Pauler é formado em Comunicação Visual na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria) e em Artes Visuais pela UNESC (Universidade do Extremo Sul Catarinense). Possui obras em acervos públicos e privados de diversas cidades brasileiras e foi premiado em diversas exposições pelo país. É professor do Curso de Desenho e Pintura no Centro Integrado de Cultura e CEU das Artes, pela Fundação Cultural de Navegantes.

A exposição pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h30min (sem fechar para o almoço), e, aos sábados, das 8h às 12h. A Biblioteca Padre Elemar Scheid fica na Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. A unidade está localizada na Rua dos Imigrantes, 500, bairro Rau.

A biblioteca também expõe trabalhos de artistas da região e de outras cidades com o objetivo de valorizar a cultura local. As exposições podem ser agendadas pelo telefone 3275-8269, a partir das 13h30.

Uma das técnicas adotadas por Fernando Pauler é o nanquim sobre papel

Uma das técnicas adotadas por Fernando Pauler é o nanquim sobre papel