Um mundo melhor começa a ser construído hoje, a muitas mãos. Que tal fazer parte disso? São inúmeros os benefícios do trabalho voluntário, sendo uma excelente oportunidade para você se conectar com a sua comunidade, conhecer diferentes realidades e fazer o bem enquanto está cursando a sua graduação.

Aliás, você sabia que a solidariedade e o voluntariado também fazem parte da missão da Católica SC? Desde 2010, o Projeto Comunitário está presente em todos os cursos de graduação, com 30 horas dedicadas à ações aprovadas pelo Núcleo de Projetos Comunitários. Afinal, além da formação acadêmica, acreditamos que é essencial exercitar a cidadania, empatia e o comprometimento em fazer a diferença.

Por isso, estamos sempre à disposição para orientar, incentivar e apoiar o estudante que está em busca dessas iniciativas. Temos muito orgulho dos nossos alunos que se envolvem com os projetos e levam este engajamento e espírito solidário para a vida!

trabalho voluntário durante a graduação

Confira alguns benefícios do voluntariado para a sua carreira:

1. Ampliação de horizontes e repertório

No trabalho voluntário, você vai ter contato com novas realidades, opiniões, experiências e conhecer mais sobre a vida de outras pessoas. É um aprendizado muito rico que, com certeza, vai expandir a sua perspectiva e visão de mundo.

2. Desenvolvimento pessoal

Essa é uma oportunidade para você crescer e sair da sua zona de conforto. Você vai poder desenvolver diversas habilidades relacionadas à inteligência emocional, como empatia, confiança, sensibilidade, liderança, senso de responsabilidade, protagonismo e outras soft skills.

3. Agir diretamente na sua comunidade

Fazer a diferença no mundo pode ser algo bem mais simples do que imaginamos, começando com quem está ao nosso redor. As suas ações têm um resultado direto na vida das pessoas que você está ajudando e você ainda estará criando conexões autênticas e positivas na sua cidade.

4. Novas amizades e oportunidades de networking

Durante o trabalho voluntário, você poderá mostrar toda a sua capacidade para diferentes pessoas, ampliando também a sua rede de contatos e as oportunidades de manter relações além dessas atividades. É um momento interessante para fazer novas amizades e interações profissionais com quem também está dedicado à mesma causa que você.

5. Conquistar experiência prática

Nada melhor que aprender com a mão na massa, não é mesmo? Descobrindo, na prática, como contornar problemas que podem surgir, trabalhar em equipe, superar desafios e aplicar tudo aquilo que você já viu em sala de aula. São experiências que vão fazer a diferença no seu futuro profissional e pessoal, além de te conectar com o seu propósito de vida.

6. Valorização pelo mercado

Além dos aprendizados que você vai vivenciar na prática, o trabalho voluntário também pode ser um grande diferencial para o seu currículo. Nos olhos de quem contrata, essa experiência comprova que você dedicou seu tempo para ajudar a comunidade, aperfeiçoar seus conhecimentos e pensar em soluções criativas para problemas reais. A experiência também demonstra que você é uma pessoa responsável, dedicada e engajada. Ou seja, além de exercer a solidariedade, o voluntariado te ajuda a chegar mais perto de conquistar a tão sonhada vaga de trabalho. 😉

Mas como encontrar o projeto ideal para você?

trabalho voluntário durante a graduação

Muitas vezes ficamos em dúvida sobre participar ou não de algum trabalho voluntário justamente porque não sabemos se vamos gostar daquilo, se vai rolar aquela identificação e a dedicação que o projeto merece.

Por isso, separamos algumas dicas para dar aquele empurrãozinho que faltava. Olha só:

1. Encontre uma causa que mexa com seu coração

Existe uma grande variedade de ONGs e instituições que ajudam públicos diferentes. Seja para ajudar a população em situações de riscos e vulnerabilidade, animais, crianças, idosos, pessoas com necessidades especiais… O importante é encontrar uma iniciativa com a qual você se identifique e que faça seu coração bater mais forte.

2. Pense na sua carga horária disponível

Não esqueça que o voluntariado também é um trabalho e exige sua dedicação, tempo e comprometimento. Por isso, estabeleça o tempo que você poderá dedicar a essa atividade sem comprometer seus estudos ou outras responsabilidades, como uma vez na semana ou uma frequência maior.

3. Descubra como você pode ajudar

Antes de iniciar, reflita sobre o tipo de atividade que gostaria de realizar e como você poderá ajudar na organização. Ao encontrar algo que esteja alinhado com suas habilidades e competências, você vai se sentir mais motivado e a vontade para executar as atividades, tornando o trabalho ainda mais prazeroso.

4. Converse com os responsáveis

Quando encontrar uma instituição que você tem interesse, não esqueça de marcar uma conversa com os idealizadores e responsáveis. Separe um tempinho para saber mais sobre o público assistido, entender o escopo do trabalho realizado, as políticas de atuação do local e tirar qualquer dúvida que você tiver. Também é interessante conversar com outros voluntários do local para ouvir sobre a experiência deles.

Conheça alguns projetos

Benefícios do trabalho voluntário

Há várias iniciativas sociais nas cidades em que estão localizadas as Unidades do Centro Universitário. Confira algumas das nossas indicações:

Missão Sorrir
Desde 2014, o projeto realizado pelos acadêmicos da Católica SC de Joinville tem o objetivo de promover ações humanitárias, resgatando sonhos e esperanças de crianças, jovens, adultos e idosos.

Projeto OMUNGA
Com a missão de criar um mundo melhor por meio da educação, este projeto constrói bibliotecas e forma professores em regiões de extrema vulnerabilidade social.

Rede Feminina de Combate ao Câncer em Jaraguá do Sul
Criada em 1946, a RFCC auxilia mulheres com câncer, desenvolvendo ações que envolvem exames preventivos gratuitos, visitas hospitalares, apoio psicológico, palestras informativas e muito mais.

CVV – Centro de Valorização da Vida
A associação oferece apoio emocional e prevenção do suicídio com atendimento voluntário e gratuito 24 horas por dia, todos os dias, por telefone, e-mail e chat.

Pró-Rim
Para melhorar a qualidade de vida de quem está em tratamento renal, a organização realiza a arrecadação de itens de higiene pessoal, alimentos e roupas, também com a distribuição de cestas básicas e a organização de atividades em datas especiais, como Dia das Mães e Natal.

Pastoral Universitária
Na Pastoral da Católica SC, o aluno tem a oportunidade de praticar a solidariedade em diversas ações voluntárias, além de exercitar o autoconhecimento e criar conexões genuínas com outros indivíduos que querem fazer a diferença.

Rotary
Considerada uma rede global de líderes comunitários, o Rotary tem a missão de servir ao próximo, difundir a integridade e promover a boa vontade, paz e compreensão mundial por meio da consolidação de boas relações entre líderes profissionais, empresariais e comunitários.

Centros Acadêmicos e Atléticas
É bastante comum os próprios cursos e estudantes se organizarem em prol de uma iniciativa, fomentando eventos e projetos solidários. Por isso, vale se informar sobre essas ações, conversar com o Coordenador do curso da graduação e descobrir como você pode participar.

Conheça também outras ONGs e instituições da sua região no site do Voluntários!

Prontos para fazer a diferença? A gente sabe que esse pode ser um passo desafiador na formação de qualquer pessoa, assim como também pode ser enriquecedor e fazer muito bem, para você e para quem você ajudar. Então, se tiver alguma dúvida ou precisar de uma mãozinha, é só falar com a gente, tudo bem? 😄

Aproveite para seguir as nossas redes sociais e ficar por dentro de mais conteúdos como esse: Facebook, Instagram ou LinkedIn.

Até a próxima!

Fontes: Instituto Claro, Na Prática e Viva Voluntário.