O curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina em Joinville inicia o semestre, com um evento que debaterá as habilidades e perspectivas desse profissional. No próximo dia 19 de fevereiro (terça-feira), acadêmicos das 1ª e 3ª fases participarão da Aula Inaugural a partir das 8h30min no Auditório da Mitra Diocesana em Joinville. Eles assistirão à palestra do professor doutor Renato Minozzo, que atualmente é presidente do Conselho Regional de Biomedicina.

Além de apresentar o panorama regional e nacional da carreira do biomédico, o convidado também destacará as perspectivas de trabalho desse profissional no exterior, com o avanço científico e com a progressão de pesquisas clínicas. “Os profissionais brasileiros da biomedicina estão entre os melhores do mundo, liderando importantes pesquisas realizadas no âmbito do Projeto Genoma Humano. Há perspectivas de que até o final da década, com a conclusão desse projeto, o setor de biotecnologia, sobretudo nas áreas de vacinas e novos medicamentos, passe a contratar de maneira agressiva. É bastante provável que a maior parte dessas novas vagas sejam abertas naqueles países que atualmente lideram a indústria farmacêutica internacional, como os Estados Unidos, Inglaterra, Alemanha, Bélgica, França e Suíça. Todavia, há carência de profissionais qualificados mesmo nesses países, os quais seguem contratando especialistas estrangeiros desde meados da década de 1990”, adianta a coordenadora do curso de Biomedicina da Católica SC, professora Gislei Cristina Gonçalves.

As ações do Conselho Regional de Biomedicina junto às novas frentes de atuação também farão parte da pauta de discussão do evento. De acordo com a professora Gislei, “os biomédicos são profissionais dedicados as mais diversificadas áreas da pesquisa biológica aplicada direta e indiretamente à prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças, conduzindo experiências acerca dos efeitos de medicamentos, hormônios, soros e outras substâncias em órgãos, tecidos e funções vitais do organismo humano. Suas descobertas aliadas ao rigor científico em consonância com as exigências das práticas do tratamento médico corretos das mais diversas patologias garantem a esse profissional deve ter consciência no auxilio de diagnósticos com o objetivo da saúde do paciente”, comenta.

Sobre o palestrante

Renato Minozzo possui graduação em Ciências Biológicas pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1987), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1990), mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Luterana do Brasil (2003) e doutorado em Genética e Toxicologia Aplicada pela Universidade Luterana do Brasil (2009). Especialista em Toxicologia Forense pele Universidade da Florida-USA. Atualmente é professor da Universidade Feevale. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: chumbo, danos cromossômicos, micronúcleo, exposição ocupacional e danos no DNA. É presidente do Conselho Regional de Biomedicina da 5ª região, Conselheiro do Conselho Federal de Biomedicina-Representante do Sul.

Mais informações sobre o evento, que é aberto ao público pelo telefone (47) 3145-9713.