O Centro Universitário – Católica de Santa Catarina mantém aberta à visitação para a comunidade acadêmica e o público em geral a exposição “Presença em cadeiras”, que reúne na Biblioteca Padre Elemar Scheid do campus Jaraguá do Sul trabalhos da artista plástica Telma Heloisa Bumgarten.
 
A visitação vai até o dia 20 de junho e a entrada é de graça, de segunda a sexta-feira, das 8 às 22 horas, e aos sábados das 8 às 12 horas. A biblioteca está localizada à Rua dos Imigrantes, 500, Vila Rau. Informações pelos telefones (47) 3275-8253 e 3275-8233.

Telma Heloisa Baptista Baumgarten define mostra como resultado de um projeto de pesquisa sobre a presença do objeto cadeira nos espaços onde transita e se relaciona com sua própria história. É neste olhar, conta, que a estudou obras de Chen-Kong Fang, Arcângelo Ianelli, Estela Sandrini e Modgliane, numa busca de identidade  com as formas de pensar e de procedimentos técnicos desses artistas.

Nos trabalhos de Telma observa-se na cor e técnica, a sua assinatura enquanto artista que busca na força temática um discurso conceitual.

A exposição “Presenças em Cadeiras” está dividida em três momentos: a cadeira como espaço contemplativo (ela está no espaço), a cadeira como sujeito (ela é o espaço), e a rediscussão do espaço em que ela está inserida.

Em suas obras a artista usa técnicas mistas sobre as telas com acabamento a óleo, colagens, adaptações fotográficas, desenhos e textos num percurso de leitura contemporânea e criativa.

Telma Baumgarten é natural de Campo Grande capital do Mato Grosso do Sul, graduou-se em Geografia pela Universidade Federal do Paraná e é Pós–graduada em Geografia Humana e Econômica pela Universidade do Vale do Itajaí em Santa Catarina.

Iniciou sua formação artística em 1985 com pintura em porcelana tendo como professora Vanir C. Raiser, na cidade de Rio do Sul. A partir daí, estudou desenho, frequentou a Oficina de Arte Contemporânea com a professora. Eliane Margareth Roussenq, e realizou também vários cursos e oficinas.

Em sua trajetória como artista participou de cerca de vinte exposições coletivas no Estado de Santa Catarina e realizou três exposições individuais na cidade onde reside, Rio do Sul.

O trabalho da artista é baseado em pesquisa e estudo de texturas, em cores e suas nuances, e em linhas que refletem. Ela apresenta nas suas telas  objetos e situações que trazem para a atualidade muito bem delineadas as suas memórias.

Telma é membro da Federação das Associações de Artistas Plásticos de Santa Catarina – FAAPSC e da Associação dos Artistas Plásticos de Rio do Sul – AARS. Informações pelo telefone (47) 3522-0553 e pelo e-mail telmahbb@softhouse.com.br.