A noite da última quinta-feira (20) foi marcada por muita ansiedade e expectativa para um grupo de formandos do curso de Administração -Gestão Empresarial da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. Dois grupos de acadêmicos abriram as apresentações às bancas examinadoras dos Trabalhos de Conclusão de Curso da graduação, no Auditório da Instituição.

Os formandos são estimulados ao empreendedorismo, por isso, pesquisam e elaboram um plano de negócio para a implantação de uma empresa, comércio ou prestadora de serviço.

O primeiro grupo, composto por seis alunas, apresentou o trabalho que analisou a viabilidade de implantação de um ateliê “Divano” na cidade. Os graduandos tiveram que pesquisar sobre as estratégias de mercado, estratégias de operação e gestão de serviços, gestão de pessoas e estratégia financeira.  Para isso, elas fizeram entrevista com público alvo, observação da rotina de alguns estabelecimentos semelhantes existentes na cidade, além de estudo de viabilidade econômica entre outros. Gama – Soluções Ambientais foi o segundo projeto a ser apresentado na noite.   

Durante a abertura das atividades, o professor Gelásio Carlini responsável por Trabalho de Conclusão de Curso da graduação em Administração, destacou o comprometimento que o corpo docente tem em formar administradores que tenham espírito empreendedor, mas que também tenham conhecimento e habilidade para atuar, nos mais diversos setores das organizações. “O sucesso de um negócio depende da capacidade, profissionalismo, dedicação e conhecimento que resultam do processo de formação do administrador. Liderar é fazer as coisas certas”, finalizou o professor.

Já o coordenador do curso, professor Jorge Harry Harzer, enfatizou que o Trabalho de Conclusão do Curso é o resumo de todo o conteúdo aprendido ao longo dos quatro anos de graduação. “A banca deve ser encarada como um aprendizado. Todas as disciplinas que fazem parte da grade curricular compõem a formação teórica, prática e cidadã do Administrador. Uma mensagem que quero deixar para os acadêmicos das outras fases é: Procurem entender o conteúdo ao longo do curso, não apenas tirar nota. Isso tornará tudo muito mais fácil”.

As apresentações continuarão nos dias 20 e 24 de junho, e 2 e 4 de julho no período noturno na Católica SC em Jaraguá do Sul.

Mais informações sobre as bancas e sobre o curso pelos telefones (47) 3275-8290 / (47) 3275-8234 ou pelos e-mails gcarlini@catolicasc.org.br e harzer@catolicasc.org.br.