A artista plástica Rosemarie Borgmann apresenta até o dia 17 de julho na Biblioteca Padre Elemar Scheid, no câmpus Jaraguá do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, a exposição “Em tempo de outono”.
A mostra pode ser visitada gratuitamente de segunda a sexta-feira das 8 às 22 horas e aos sábados das 8 às 12 horas. A biblioteca está localizada a rua dos Imigrantes, 500, Vila Rau. Informações pelos telefones (47) 3275-8253 e 3275-8233.
Natural de Erechim (RS), Rosemarie Borgmann mora em Jaraguá do Sul desde a década de 1970.
Atua como artista plástica desde 1996, optando pela pintura, retratando principalmente imagens que guarda da infância no interior. A artista traz dos tempos de criança o encantamento com as cores, a criação, a luz do sol, o movimento das nuvens e o vento balançando as folhas, presente nas telas a óleo.
Até os 12 anos, o máximo que conhecia das tintas era lápis de cor e nanquim, material que usava para confeccionar cartões de felicitações com textos especiais e personalizados. Trabalhava também com giz colorido, embora sem conhecer noções de luz, sombra e perspectiva. Entretanto, conseguia expressar os contrastes por intuição e observação. Aos 14 anos já pintava telas a óleo.
Por volta dos 16 anos para ter sua renda, fez muito material didático para as alunas do curso de Magistério. Experimentou tinta guache e também tinta acrílica. Neste tempo também elaborou letreiros para lojas, cartazes promocionais e conheceu uma variedade de pincéis Pillot Color.
Participou de vários cursos e em 1998 passou a fazer parte da Associação Jaraguaense dos Artistas Plásticos – AJAP da qual sempre foi sócia ativa. Até o momento Rosemarie participou de muitos salões e recebeu prêmios diversos, de Menção Honrosa à Medalha de Ouro.
Desde 2000, Rosemarie Borgmann dedica-se a pintar cenários personalizados para estúdios fotográficos. Ela diz que o trabalho se caracteriza por ser leve, solto e suave, com o objetivo de acrescentar poesia e magia às fotos de estúdio.