Nos últimos dias 14 e 16, os estudantes dos cursos de Engenharia Mecânica e Elétrica da Católica SC em Joinville apresentaram o modelo experimental dos projetos integradores realizados durante o semestre, que farão parte do 2º Fórum de Projetos Integradores entre estudantes dos cursos de Engenharias da Instituição.

O desafio deste semestre foi projetar e construir um modelo de embarcação. A embarcação deveria também ter um sistema de propulsão de natureza eletroquímica e com auxilio de energia alternativa, ser capaz de transportar uma carga de 1 Kg e  percorrer um trajeto retilíneo de 200 centímetros.

Para desenvolver os projetos, os alunos utilizaram conhecimentos relacionados ao desenho da embarcação e definição da superfície do casco, força de empuxo, equações básicas de cônicas, cálculo de sólido de revolução, eletroquímica, fontes alternativas de energia e sociologia, além de escolha de materiais e processos para fabricação da embarcação, todos os temas relacionados com as disciplinas do semestre.

Durante o fórum que acontecerá no dia 21 de novembro (quarta-feira) entre estudantes da Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica e de Produção, os acadêmicos apresentarão os resultados dos projetos desenvolvidos de forma oral, artigo e poster.

“Os Projetos Integradores têm por objetivo integrar, agregar, associar, juntar os conhecimentos nas áreas específicas dos cursos e a prática profissional, promovendo o desenvolvimento de competências requeridas pelo mercado de trabalho, numa perspectiva interdisciplinar no tocante à formação de futuros engenheiros.  O aluno universitário precisa construir conceitos, desenvolver competências e atitudes para analisar, questionar, discutir e decidir sobre questões relacionadas a sua futura profissão e a sua condição como cidadão. Para tanto, é necessário que ele compreenda as relações estabelecidas em seu entorno e em um contexto social mais amplo, posicionando-se de forma crítica e propondo ações criativas e sustentáveis para a melhoria da qualidade de vida”, comenta o professor Moisés Luiz Parucker, coordenador do curso de Engenharia Mecânica da Católica SC em Joinville.

Mais informações pelo telefone (47) 3145-9710.