Os alunos do Projeto Lutar pela Vida, promovido pela Católica de Santa Catarina, conquistaram 29 medalhas no Campeonato Regional de Karatê-Dô Tradicional, realizado em Tijucas do Sul, no dia 23 de setembro. A iniciativa oferece aulas gratuitas de karatê para estudantes de duas escolas municipais de Jaraguá do Sul e Joinville.
As vitórias foram nas categorias Kata (sequência de movimentos com técnicas de defesa e ataque) e Kumite (prática do combate). Das 29 medalhas, 20 foram conquistadas pelas crianças atendidas em Joinville, sendo cinco de ouro, oito de prata e sete de bronze. Outras nove foram recebidas por alunos que fazem parte do projeto em Jaraguá do Sul, sendo duas de ouro, três de prata e quatro de bronze. Os caratecas de Joinville ficaram em 4º lugar geral na premiação, enquanto os de Jaraguá do Sul classificaram-se na 5ª colocação no ranking.
O evento contou com a presença de mais de 250 atletas em 54 categorias, de 11 delegações das cidades de Tijucas do Sul, Curitiba, Campina Grande do Sul, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Joinville, Jaraguá do Sul e Castro. Marcaram presença atletas de renome nacionais e internacionais, entre eles, Shihan Takuo Arai (9° DAN), pioneiro na divulgação do Karatê no sul do Brasil, Sensei Antonio Walger (7° DAN), presidente da Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPr), Sensei Giordana de Souza (6° DAN), campeã mundial e pan-americana, Sensei Ricardo Buzzi (5° DAN) tetracampeão mundial, campeão continental e panamericano.
O Campeonato foi promovido pela Prefeitura de Tijucas do Sul, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania e Núcleo CEIA, em parceria com a Academia Bodhidharma e a Federação de Karatê-Dô Tradicional do Estado do Paraná (FKTPr) e com apoio da Confederação Brasileira de Karatê-Dô Tradicional (CBKT).
Sobre o Projeto Lutar pela Vida
O Projeto Lutar Pela Vida, promovido pela Católica SC, atende crianças das escolas Francisco Solamon, no bairro Santo Antônio, em Jaraguá do Sul, e Wittich Freitag, no Aventureiro, em Joinville, beneficiando cerca de 130 alunos do 5º ao 9º ano. A atividade ocorre dois dias por semana, sempre no contraturno do período escolar.
A iniciativa é do Projeto Comunitário – componente curricular que prevê a realização de atividades sociais nas comunidades onde a Católica SC está inserida, com a participação dos acadêmicos.
Os estudantes interessados precisam cumprir algumas exigências: ter entre 7 e 14 anos, frequência de 100% no ano letivo e nos treinamentos (excluindo-se as faltas com atestado), média acima de 7 no boletim e apresentar bom comportamento dentro e fora da sala de aula.