Na noite da última segunda-feira (19) iniciou mais uma etapa decisiva para os formandos do curso de Administração, linha de formação Gestão Empresarial da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul. Durante essa semana a turma de graduandos da 8ª fase farão as apresentações e defenderão os Trabalhos de Conclusão de Curso.
Na abertura foram apresentados dois Trabalho de Conclusão de Curso: o primeiro um empreendimento denominado – CIOCCOLATO – do segmento de alimentos, a Cioccolato será uma indústria e comércio de chocolates em Jaraguá do Sul, Santa Catarina apresentado pelas acadêmicas Alexandra Ilaida Schiochet, Claudia Carvalho, Luize Paola da Silva, Patrícia Silvestrin e Viviane Novais Souza.
E o segundo trabalho propôs a abertura de um estabelecimento de ensino – Centro Educacional LE PETIT- A empresa será uma prestadora de serviços na área educacional, que oferecerá educação para crianças de 3 meses a 5 anos de idade, representado pelas acadêmicas Ana Claudia Kroin, Mayrê Talyta Martin, Rosalia Birr, Tamara Bonone Legnaghi e Vanessa Amélia de Araujo.
O professor Gelásio Carlini, coordenador de Estágios e TCC do Curso de Administração da Católica SC, elogiou os trabalhos entregues pelos acadêmicos. Na opinião dele, os projetos são possibilidades concretas de efetivamente tornarem-se negócios e empresas rendáveis. “Além do diploma de bacharel em Administração, os acadêmicos podem ser empreendedores do seu próprio negócio e com isso influenciar e modelar positivamente a economia com criatividade, inovação e competitividade, além, é claro de impulsionar o seu crescimento”, afirmou o professor.
O docente explica que desde o semestre anterior, uma nova metodologia foi adotada para a elaboração dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos acadêmicos formandos do Curso de Administração da Católica SC.
Com esta nova metodologia, os acadêmicos se dedicam a elaboração do projeto empresarial desde a 6ª fase. “Eles (os acadêmicos) são estimulados a criar um trabalho englobando as 4 áreas de atuação administrativa, que são: estratégias de mercado, estratégias de operação e gestão de serviços, gestão de pessoas e estratégia financeira”, afirma o docente, acrescentando que os acadêmicos contam com a orientação de quatro professores, um de cada área específica, para a montagem do projeto.
“O mercado exige profissionais que tenham conhecimento de todas as áreas da administração. Esse elemento é essencial para o relacionamento de estratégias e planos de ações de negócios de uma empresa”, completou o professor.