A partir desse sábado (6) quem passar pela Praça Ângelo Piazera no Centro de Jaraguá do Sul durante os Sábados Legais, poderá ter um momento de lazer e aprendizagem com os acadêmicos da Católica SC participantes do Projeto Comunitário. Mesas e tabuleiros de xadrez serão montados para os interessados em disputar uma partida e conhecer mais sobre esse jogo.

Os acadêmicos orientarão os participantes sobre as regras e táticas da modalidade. Crianças, adultos e idosos que têm conhecimento ou que querem aprender mais sobre o jogo podem se envolver. Não é necessário conhecimento básico.

Para se prepararem para o projeto, os acadêmicos fizeram uma oficina para aprender algumas didáticas de ensino e recebem uma apostila com dicas para uma fácil aprendizagem do xadrez.

O projeto “Xadrez na Praça” é desenvolvido em parceria com a Prefeitura Municipal e Fundação Municipal de Esportes de Jaraguá do Sul. A iniciativa visa desenvolver a criatividade, raciocínio, coordenação motora, autoestima, socialização, proporcionar momentos de lazer e interação, tanto entre a comunidade quanto entre os acadêmicos.

Mais informações pelo telefone (47) 3275-8330 ou pelo e-mail projetocomunitario@catolicasc.org.br.

Peças do jogo de xadrez foram confeccionadas por acadêmicos da Católica SC

O jogo de xadrez que os acadêmicos utilizarão para o desenvolvimento do “Projeto Xadrez na Praça” é resultado de um projeto interdisciplinar: Estudo das peças do JOGO de XADREZ, desenvolvido nas disciplinas de Álgebra linear e Geometria Analítica II e Cálculo Diferencial e Integral II, da 2ª fase dos cursos de Engenharia da Católica SC em Jaraguá do Sul, no ano de 2011. O projeto interdisciplinar foi coordenado pelas professoras Mirian Bernadete Bertoldi Oberziner e Ana Paula Bertoldi Oberziner.

“Os acadêmicos deveriam resolver uma situação problema que contemplasse os conhecimentos construídos a partir das disciplinas, objetivando incorporar os conceitos, procedimentos, atitudes e habilidades discutidas durante o semestre letivo, bem como buscar outros conhecimentos necessários para a resolução da situação problema enriquecendo, assim, a sua formação”, completa a professora Diva Spezia Ranghetti, responsável pelo Núcleo de Projetos Comunitários da Católica de Santa Catarina.

A docente acrescenta que cada grupo desenhou uma peça do xadrez observando as dimensões necessárias para a usinagem da peça. A partir das peças usinadas surgiu a ideia de reproduzi-las para a montagem de jogos de xadrez utilizados nas ações sociais do Projeto Comunitário da Católica de SC.

O acadêmico Denis Petermann, bolsista do laboratório de Processos de Fabricação, do curso de Engenharia Mecânica, utilizou o Programa UNICAM e o Software Solid Work para definir as dimensões das peças que foram usinadas. Esse trabalho contou com a supervisão do técnico do Laboratório Dulcio Carlos Weinfurter.