O acadêmico Bruno Goulart Schwinden, estudante da 8º fase do curso de Engenharia Elétrica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, juntamente com o professor orientador Alexandre José da Silva, desenvolveu uma bicicleta elétrica utilizando os recursos disponíveis na própria Universidade.

Bruno comenta que a grande motivação para o desenvolvimento da bicicleta elétrica foi a consciência de preservação ambiental e sustentabilidade aliada a alternativa de locomoção rápida nas cidades. O projeto teve como princípio a economia. Por isso, todos os equipamentos eletrônicos e mecânicos utilizados no protótipo foram desenvolvidos pelo próprio acadêmico e a bicicleta que foi adaptada é a mais barata do mercado.

O estudante, que trabalhou como bolsista do Programa de Iniciação à Pesquisa – PROINPES da Católica SC recebeu o auxílio financeiro do curso de Engenharia Elétrica na compra dos equipamentos eletrônicos e mecânicos utilizados no projeto, além de contar com a estrutura de apoio dos laboratórios e contribuição de estagiários. O trabalho foi iniciado em fevereiro deste ano e o relatório final será apresentado até o mês de dezembro de 2012.

Semelhante às bikes elétricas disponíveis no mercado, a bicicleta conta com um motor de corrente contínua e banco de baterias, além de controle eletrônico do motor de tração, gerenciador/carregador de bateria e interface com o usuário por meio de um painel instalado no guidão. O grande diferencial da bicicleta desenvolvida por Bruno é o sistema de frenagem regenerativa. “Fizemos um sistema de frenagem regenerativa, ou seja, no momento que o ciclista freia, toda a energia cinética é revertida para a bateria”, explica Bruno.

Todo o sistema eletrônico e o software de controle foram desenvolvidos pelo acadêmico, que utilizou o conhecimento teórico de disciplinas aplicadas na graduação de Engenharia Elétrica. A parte mecânica foi desenvolvida em conjunto com o curso de Engenharia Mecânica. Este é o primeiro projeto de veículo elétrico desenvolvido na instituição.

Com base em testes realizados nos laboratórios da Instituição, o jovem conseguiu estabelecer a durabilidade da bateria e a velocidade máxima que o protótipo pode alcançar. “A bicicleta alcança até 35km/h, fazendo de50 a60 quilômetroscom uma carga de bateria”, diz Bruno, acrescentando que pretende continuar aprimorando o protótipo, dando novas funcionalidades e características.

Segundo o professor Alexandre José da Silva, que leciona a disciplina de Microprocessadores, o desenvolvimento do projeto envolveu conhecimentos práticos e teóricos de várias disciplinas do curso, como microprocessadores, eletrônica analógica, eletrônica digital, sistemas de controle e programação. “Essa aplicação proporciona um aprendizado prático em diversas áreas. O acadêmico sai preparado para um mercado cada vez mais promissor, que é o de veículos elétricos e energias renováveis. Esse projeto é um teste acadêmico para a vida profissional e também estimula outros alunos a dar continuidade a essa proposta ou iniciarem as próprias pesquisas”, finaliza.

Mais informações pelo telefone (47) 9666-2110 ou e-mail brunos@catolicasc.org.br – Bruno e (47) 9956-0429 e alexandrejs@catolicasc.org.br

O projeto da bicicleta elétrica foi apresentado pelo acadêmico Bruno à comunidade acadêmica no 12º Congresso de Iniciação à Pesquisa da Católica SC, ocorrido nos dias 23 e 24 de outubro.