Apesar da pouca idade, 21 anos, a aluna da 4ª fase do curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina em Joinville, Luíza Seara Schiewe, irá realizar uma grande aventura acadêmica e pessoal a partir de 2014. Em junho de 2014, ela embarcará para a Inglaterra e irá estudar, por um ano, disciplinas correlatas ao curso de Biomedicina da Católica na University of East London, por meio do programa federal de intercâmbio, Ciência sem Fronteiras. O resultado da aprovação da acadêmica foi divulgado no mês de outubro.

Para participar do Programa, a jovem, que será intercambista pela primeira vez, passou por um processo classificatório, que incluiu o envio de vários documentos acadêmicos (histórico escolar) e indicação da coordenadora do curso e da Instituição, além de exames de proficiência na língua inglesa. “Eu soube sobre o programa no ano passado, através do meu pai, daí então pesquisei sobre como era, como funcionava e o que era necessário para conseguir efetuar a minha inscrição. Assim que o edital de 2013 abriu, fiz minha inscrição”, afirma a estudante.

Luíza comenta que o desejo de vivenciar experiências novas, em um país diferente, que irão agregar conhecimentos para a vida acadêmica, profissional e social, foi o que mais a motivou a inscrever-se no Programa. “Com certeza, cursar um ano de um curso e uma área que eu adoro vai contribuir, definitivamente, para minha carreira e vida pessoal”, acrescenta a jovem.

Para a coordenadora do curso de Biomedicina da Católica SC, professora Gislei Gonçalves, a aprovação de Luíza no programa de intercâmbio lhe proporcionará o contato com estudos e tecnologias de ponta, o que aumentará ainda mais seu conhecimento e capacitação na área que escolheu. “Esse programa permite ao acadêmico interagir com uma realidade que é referência internacional na área, cursando as disciplinas que se alinham a ampliação de suas habilidades e competências. A Luíza Seara Schiewe irá criar o seu networking internacional que fará uma grande diferença no mundo globalizado”, afirma a professora.