No dia 6 de abril, acadêmicos dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul visitaram o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda, a Usina Solar Fotovoltaica Cidade Azul e o protótipo do Aerogerador Weg, em Capivari de Baixo. Os acadêmicos estavam acompanhados dos professores Pedro Alvim Santos e Gustavo Luiz da Silva.

Os locais visitados impressionaram os estudantes pelo tamanho e capacidade de geração de energia. Formado por sete usinas térmicas a carvão, com potência total de 853 MW, o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda é considerado o maior no gênero da América do Sul. Já a Usina Fotovoltaica Cidade Azul, de propriedade da Engie do Brasil, é a maior planta solar fotovoltaica em funcionamento no país. A usina ocupa uma área total de 10 hectares, com capacidade instalada de 3MWp (pico de incidência do Sol) e composta por 19.424 painéis. Na oportunidade, os estudantes também conheceram o protótipo de aerogerador produzido pela Weg. O equipamento, que utiliza a energia cinética do vento e a converte em energia elétrica, tem potência de 2,1 MW.

De acordo com o professor Pedro, o objetivo da visita foi proporcionar conhecimento in loco do processo de geração de energia termoelétrica, solar e eólica, dando aos acadêmicos a oportunidade de conhecerem as atividades práticas desenvolvidas pela indústria e de terem uma visão do processo como um todo.

A próxima visita técnica aos locais já está agendada para maio e envolverá os acadêmicos do curso de Engenharia Elétrica.

Na oportunidade, os estudantes conheceram o protótipo de aerogerador da Weg, que converte energia eólica em energia elétrica

Na oportunidade, os estudantes conheceram o protótipo de aerogerador da Weg, que converte energia eólica em energia elétrica