No último dia 12, o Setor de Bolsas e Extensão participou da VIII Socialização de Projetos Sociais com Visão Educativa dos acadêmicos beneficiados com Bolsas Universitárias de Santa Catarina – UNIEDU 2015. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), ocorreu na Uniasselvi/Fameg, em Guaramirim.
A Católica de Santa Catarina apresentou quatro projetos, sendo dois de extensão e dois de pesquisa. Os projetos de extensão apresentados foram: Inclusão Digital, pela acadêmica Ana Claudia Borges, e Reforço Escolar, pelo aluno Jaciel Karvat. Tratam-se de projetos sociais com visão educativa para validar as 20h dos alunos que recebem bolsas UNIEDU com recursos do Artigo 170.
Já os projetos de Pesquisa, com recursos do FUMDES – Artigo 171 foram: “Sistema robótico com capacidade de locomoção autônoma”, pelos acadêmicos Joe Jonas Vogel e João Pedro Schmitz, e “Técnicas para melhorar o desempenho de robô seguidor de linha”, por Fabrício Matheus Ronchi Konell. A instituição foi representada pela coordenadora do Núcleo de Extensão Comunitária, Diva Spezia Ranghetti.
O Programa Bolsas de Estudo e Pesquisa fundamenta-se no Art.170 da Constituição do Estado de Santa Catarina, que prevê assistência financeira aos alunos matriculados nas instituições de ensino superior, legalmente habilitadas a funcionar em Santa Catarina. A Lei Complementar Nº 281, de 20 de janeiro de 2005 e a Lei Nº 296, de 25 de julho de 2005, regulamentam o preceito constitucional relativo ao auxílio que o Estado deve prestar para o desenvolvimento da Educação Superior.
A obtenção ou a renovação do benefício pelo aluno ficará vinculada à participação em programas e projetos sociais com visão educativa propostos pelas Universidades em seus projetos de extensão, totalizando 20 horas semestrais.
O governo do Estado, por meio do UNIEDU, beneficia 655 acadêmicos por semestre. O investimento na Regional de Jaraguá do Sul é de R$ 1.601.345,00.