Na quarta-feira, 21, a Católica de Santa Catarina definiu a primeira etapa do roteiro de visitas para elaboração do plano diretor de 29 escolas estaduais da região. O convênio com a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Jaraguá do Sul foi firmado em abril, com o objetivo de avaliar as necessidades estruturais das unidades – como acessibilidade, rede elétrica, entre outras, para realizar futuras melhorias.

Os 15 alunos dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica envolvidos no projeto e os quatro professores responsáveis pela iniciativa definiram que o início da fase de visitações acontecerá até 15 de julho e incluirá seis escolas: Abdon Batista (Centro), Alvino Tribess (Bairro Vieiras), Euclides da Cunha (Nereu Ramos), Giardini Lenzi (Vila Lenzi), Holando Marcellino Gonçalves e Lilia Ayroso Oechsler (ambas no Bairro Ilha da Figueira), todas localizadas em Jaraguá do Sul.

O trabalho ajudará a identificar as situações prioritárias nas unidades e quais melhorias devem ser planejadas pelo governo do Estado a médio e longo prazo. A previsão é de que o diagnóstico da infraestrutura de todas as instituições seja concluído até o final de 2018. “Os alunos estão muito animados com a expectativa de colocar a mão na massa, porque é uma atividade semelhante à futura vida profissional deles”, comenta uma das professoras responsáveis pela iniciativa, Carine Santos.

A análise das escolas será supervisionada pelos professores Carine Santos, Fernanda João, Juliana Junqueira e Carlos Viana. A iniciativa acontece por meio do Projeto Comunitário – componente curricular que prevê que os estudantes cumpram 30 horas de atividades sociocomunitárias.

“Por meio da iniciativa, os estudantes poderão aliar os conhecimentos teóricos e práticos, ao mesmo tempo em que vivenciam novas experiências e proporcionam a transformação dos ambientes em que se encontram”, comenta a coordenadora do Núcleo de Projetos Comunitários, Diva Spezia Ranghetti.

Professores e estudantes envolvidos no projeto reuniram-se para definir ações para a primeira etapa do diagnóstico

Professores e estudantes envolvidos no projeto reuniram-se para definir ações para a primeira etapa do diagnóstico