No último dia 6, acadêmicos dos Cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica, da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, visitaram a fábrica da New Holland Latino Americana, em Curitiba (PR). A turma estava acompanhada do professor Jerson Kitzberger, que leciona a disciplina de Logística.

O objetivo foi conhecer os processos produtivos e logísticos realizados nas três linhas de produção visitadas. A visita na área produtiva iniciou pela fábrica de tratores, onde foram visualizadas as diversas etapas realizadas, desde a fase inicial de montagem do conjunto do trator, até a fase final, que compreende os testes efetuados pelo controle de qualidade. Em seguida, foi visitada a fábrica de colheitadeiras, em que os acadêmicos puderam conhecer desde a parte inicial que compreende a estamparia, passando pelas diversas etapas de fabricação e montagem, até a fase final dos testes das máquinas. Por fim, na fábrica de transmissões, foram observados os processos envolvidos na fabricação do conjunto de transmissão dos tratores e colheitadeiras.

Como diferencial, a empresa utiliza o modelo de gestão WCM – World Class Manufacturing (Produção de Classe Mundial), e os processos de montagem adotam o conceito Just in time, que permite que os materiais estejam no local certo, no momento certo e na quantidade correta.

A New Holland foi fundada em 1903, na cidade de Pensilvânia (EUA), e atualmente é marca líder no setor de equipamentos agrícolas. Com diversas fábricas pelo mundo, seus produtos são distribuídos em todos os continentes, com uma rede de mais de 5 mil concessionárias.  No Brasil, possui três fábricas, que produzem uma ampla e completa linha de tratores de pequena, média e grande potência, além de colheitadeiras de grãos, pulverizadores, entre outros produtos. A fábrica de Curitiba, inaugurada em 1975, produz tratores e colheitadeiras sendo a maior fábrica do grupo no Brasil.

A visita a empresa de abrangência mundial como a New Holland proporcionou aos acadêmicos um grande aprendizado, no sentido de conhecer, na prática, como as operações produtivas são realizadas, o planejamento da produção, o abastecimento dos materiais e os processos envolvidos nas linhas de fabricação visitadas.

Para o professor Jerson, eventos como a visita na empresa possibilitam agregar conhecimentos aos acadêmicos, conciliando a teoria com a prática, o que faz do Curso de Engenharia de Produção da Católica SC um grande diferencial para a carreira profissional dos acadêmicos.

Visita na empresa possibilitou aos acadêmicos conciliar teoria e prática

Visita na empresa possibilitou aos acadêmicos conciliar teoria e prática