No último dia 6, acadêmicos do Curso de Engenharia de Produção, acompanhados pelo professor Jerson Kitzberger, realizaram visita de estudos na empresa Portobello Pisos e Revestimentos, em Tijucas.
Inicialmente, os acadêmicos participaram da apresentação institucional da empresa, conhecendo os produtos e a trajetória de crescimento ao longo dos anos. Em seguida, visitaram a área produtiva onde observaram os processos envolvidos na fabricação de pisos cerâmicos. Foram explanadas as diversas etapas, desde a preparação das matérias-primas, moagem, transformação em barbotina, atomização, prensagem, secagem, esmaltação, queima, classificação, controle de qualidade, embalagem e paletização dos produtos acabados. Também foi apresentada como é feita a programação e controle da produção, além dos controles dos equipamentos, realizados na sala de comando. O acompanhamento in loco das diversas etapas ao longo da linha de produção oportunizou aos acadêmicos o conhecimento prático dos processos e dos equipamentos utilizados nas operações.
A unidade fabril visitada é a mais moderna no grupo, possuindo tecnologia de ponta utilizada nos processos produtivos. Possui diversas impressoras digitais que possibilitam aplicar vários tipos de estampas, criando um diferencial nos produtos da empresa.
A Portobello é uma das maiores empresas de revestimentos cerâmicos da América Latina. Possui dez fábricas e emprega cerca de 2,6 mil funcionários, tornando-se referência no mercado cerâmico, buscando sempre inovação, design e qualidade nos seus produtos.
De acordo com o professor Jerson, a visita representou uma grande oportunidade aos acadêmicos, possibilitando visualizar como são realizadas as operações produtivas e logísticas em uma grande empresa do ramo de pisos e revestimentos cerâmicos, conciliando o conteúdo lecionado em sala de aula com a prática realizada pela empresa.
“As diversas iniciativas que proporcionam aos acadêmicos a oportunidade de participação em visitas a empresas de expressividade nacional, além de palestras e congressos técnicos, reforçam os diferenciais do Curso de Engenharia de Produção da Católica de Santa Catarina”, destaca.