No último dia 21, acadêmicos dos cursos de Engenharia ElétricaEngenharia Mecânica, Engenharia de Produção e Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul visitaram as instalações das usinas nucleares de Angra I e Angra II, em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro. A turma estava acompanhada dos professores Jaisson Potrich dos Reis, José Augusto da Matta Guedes, João Márcio Buttendorff, Henrique de Souza Medeiros e Oswaldo José Mabba.

A Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA) conta com duas usinas em operação. A primeira é Angra 1, que entrou em operação comercial em 1985 e tem potência de 640 megawatts e tecnologia americana. A outra é Angra 2, que começou a operar em 2001 e cuja potência é de 1.350 megawatts e possui tecnologia alemã.

Pela manhã, os alunos visitaram as instalações prediais da usina de Angra I, onde passaram por diversos setores, entre eles a sala de controle e os locais onde estão alocadas as turbinas de alta e baixa pressão e o gerador, que transforma a energia mecânica em energia elétrica.

À tarde, a turma foi até o simulador de Angra II, onde é possível simular e controlar todos os procedimentos relativos ao funcionamento da usina nuclear. No local, foi ministrada uma palestra sobre energia nuclear e o funcionamento das usinas nucleares brasileiras de Angra I e II.

A visita contribuiu para complementar os conteúdos de diversas disciplinas ministradas nos cursos de Engenharia.

Visita contribuiu para complementar os conteúdos de diversas disciplinas ministradas nos cursos de Engenharia

Visita contribuiu para complementar os conteúdos de diversas disciplinas ministradas nos cursos de Engenharia