Os acadêmicos do Curso de Engenharia Civil da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Jenifer Gasparetto, da 7ª fase, e Valdeni Pereira Júnior, da 9ª fase, desenvolveram um projeto para revitalizar a área externa da Escola Municipal de Ensino Fundamental Ana Töwe Nagel, no Bairro Água Verde. A proposta foi entregue nesta terça-feira, 5, para a diretora da Instituição, Gilmara Franco Pereira da Cruz.
O trabalho foi supervisionado pelas professoras Juliana Junqueira e Carine Cardoso dos Santos. A iniciativa foi colocada em prática através do Projeto Comunitário – componente curricular que prevê que os estudantes de todos os cursos da Instituição cumpram 30 horas de disciplina, participando de projetos sociais.
O terreno, que fica ao lado da unidade, é utilizado pela escola como estacionamento e também contempla um bosque. Os alunos projetaram um espaço dividido entre área de lazer cercada, onde as crianças poderão ler e se divertir, e um estacionamento setorizado, demarcando o local destinado aos veículos.
A proposta prevê um ambiente com bancos, mesas de concreto para jogos e alguns equipamentos de parquinho, além de um pequeno bosque. O chão seria pavimentado com concregrama – peças muito utilizadas no paisagismo, que possuem orifícios para o crescimento da grama e possibilitam a drenagem da água da chuva.
Os alunos iniciaram o trabalho em maio. Para desenvolvê-lo, Jenifer e Valdeni realizaram visitas à Instituição e pesquisaram na internet as opções de áreas de lazer que poderiam ser criadas no espaço. Depois, desenharam o projeto no software Autocad.
A parceria entre a Católica SC e a escola começou em abril, quando a diretora entrou em contato com o Núcleo de Projetos Comunitários. Gilmara comenta que o desejo de revitalizar o terreno é antigo, mas tornou-se mais urgente depois de um temporal ocorrido em dezembro do ano passado, que danificou parte do bosque.
A diretora apresentará o projeto à Associação de Pais e Professores (APP) na próxima segunda-feira, 11. O objetivo é utilizar a verba da APP na criação da área de lazer. Caso seja aprovado, a escola irá avaliar quando deverá investir na construção.
Gilmara comenta que a unidade não conseguiria ter um projeto para o terreno sem a parceria com o Curso de Engenharia Civil. “É um custo que a escola não teria como arcar. Com essa proposta criada pelos acadêmicos, teremos mais condições de construir um espaço que atenda às necessidades da comunidade escolar”, comenta.
Este foi o primeiro projeto que Jenifer e Valdeni executaram para a comunidade. Para Jenifer, a experiência foi importante não só para colocarem em prática os conhecimentos adquiridos durante o curso, mas também porque possibilitou que contribuíssem com a sociedade.