Como acontece em todos os setores da economia, o segmento da estética também está apostando na inovação para driblar a crise. Para diferenciar o serviço em um segmento tão tradicional quanto um salão de beleza, seis estudantes do 8º semestre do Curso de Administração da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul criaram um projeto de salão de beleza móvel na cidade: o Mobile Hair, que funcionaria dentro de um ônibus equipado, em pontos estratégicos do município.
A proposta de Anderson Maas, 34 anos, Jéssica Kajaroski (23), Kethlyn Dalsasso (21), Lilian Junkes (21), Patrícia Alves (24) e Thayná Maba (22) está prevista no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e será apresentada na segunda-feira, 27. A ideia seria oferecer os mesmos serviços de um salão de beleza fixo, seguindo o conceito dos food trucks – veículos-restaurantes cada vez mais populares no Brasil.
O Mobile Hair atenderia de segunda a sábado, em pontos de grande concentração de pessoas (como supermercados e postos de gasolina) de bairros mais populosos, como Centro, Barra do Rio Cerro, Jaraguá Esquerdo, Vieira e Vila Nova. Opções como corte, coloração, luzes, manicure, pedicure, hidratação, sobrancelha, maquiagem e penteados seguiriam o preço médio praticado na região.
A aluna Kethlyn Dalsasso comenta que a principal vantagem do empreendimento é o pioneirismo na região – já que, até o momento, não existem salões neste formato, com a flexibilidade de estar sempre em um local diferente. Outro ponto positivo seria a maior praticidade e comodidade para os clientes, que não precisariam ir a pontos mais distantes para conseguir um serviço de qualidade. Para quem preferir, o Mobile Hair também atenderia com horário agendado.
O investimento inicial para comprar o ônibus e equipá-lo com banheiro adaptado, plataforma elevatória e outros utensílios necessários é calculado em R$ 196 mil. Neste valor não está incluso o custo do aluguel do imóvel que seria locado para guardar parte do estoque de produtos e estacionar o ônibus – já que, por lei, o veículo não pode ficar estacionado em via pública. Os alunos também preveem que seria preciso uma equipe de seis funcionários para prestar o atendimento adequado, sendo dois sócios (um administrador e um gerente comercial), três cabeleireiros e uma manicure.
Ideia tem apoio de 84% das mulheres entrevistadas
Segundo o levantamento realizado pelos estudantes, Jaraguá do Sul tem 279 salões de beleza fixos ativos. Para avaliar a viabilidade do empreendimento, o grupo realizou pesquisas qualitativas e quantitativas, incluindo a aplicação de um questionário estruturado com 235 mulheres de Jaraguá do Sul. O público-alvo do Mobile Hair seria mulheres com idade entre 18 e 60 anos, das classes C e D.
Os dados revelaram que 49,37% das entrevistadas vão ao salão de beleza pelo menos uma vez por mês e gastam, em média, R$ 100,00, e que a outra parte retorna ao salão a cada dois ou três meses. “Outro número que chamou nossa atenção é que 84% das 235 mulheres consideraram a ideia do salão móvel interessante e 44% confirmaram que frequentariam o local”, comenta Kethlyn.
Após a apresentação do TCC, o grupo pretende procurar investidores para avaliar se, futuramente, será possível implantar o empreendimento na cidade.