Um acadêmico do Curso de Sistemas de Informação da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul criou um software para automatizar as etapas do processo que garante a segurança alimentar em restaurantes, bares e lanchonetes. A plataforma WebPAS é baseada no Programa Alimento Seguro (PAS) – desenvolvido pelas entidades SENAI, SEBRAE, SESI, SENAC e SESC -, e tem o objetivo de tornar mais prático o registro e o controle das ações necessárias para assegurar a certificação.

Responsável pelo PAS em dois restaurantes nos quais é sócio, João Pedro de Carvalho Henrique, 21 anos, desenvolveu o sistema a partir das dificuldades e desafios vividos diariamente por ele mesmo. Para implantar o programa, o estabelecimento precisa contar com uma série de documentos, o que gera um grande volume de papéis. Além de não ser sustentável, essa situação torna o programa difícil de ser gerenciado, principalmente quando o restaurante ou lanchonete faz parte de uma rede.

“É necessário preencher diversas planilhas e questionários para análise do ambiente de manipulação, saúde e higiene dos manipuladores, coleta de amostra dos alimentos, limpeza e organização do ambiente, entre outros fatores, que são avaliados pelos técnicos do PAS”, explica João Pedro.

Para evitar o desperdício de papel, o software oferece a possibilidade do estabelecimento certificado consultar e preencher todos os documentos de forma online. No “Manual de Boas Práticas de Manipulação”, o internauta acessa a descrição dos processos executados no serviço de alimentação, a forma correta de executá-los e as responsabilidades de quem gerencia o processo; na opção “Procedimentos Operacionais Padronizados” são descritos de forma detalhada alguns processos específicos da empresa; no “Instruções de Trabalho” estão disponíveis documentos que descrevem passo a passo como executar as tarefas no estabelecimento; e em “Registros” são oferecidas as tabelas para controle e monitoramento desses processos.

O acadêmico começou a desenvolver o projeto em abril e apresentou no último dia 7, em forma de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Desde então, o sistema está sendo testado na empresa de João Pedro. A previsão é de que a WebPAS seja lançada oficialmente em março, quando qualquer negócio na área de alimentos poderá adquirir um plano que atenda às necessidades do empreendimento, de acordo com o seu porte. Também está sendo estudada a implantação de uma versão gratuita, com parte das funcionalidades já ofertadas pelo software.

O trabalho foi orientado pelo professor Glauco Vinicius Scheffel, com co-orientação do professor Manfred Heil Junior e do especialista em engenharia de software, Davy Carvalho Ribeiro. O software é responsivo, podendo ser acessado por meio de computador, celular e tablet, e está disponível no site webpas.com.br.

O PAS

O Programa Alimento Seguro (PAS) tem por missão atuar na preparação do país para a produção e comercialização de alimentos seguros, atuando na educação, na difusão de conhecimento, na assistência técnica e tecnológica e na certificação, de forma a ser reconhecido nacional e internacionalmente como referência na área de segurança de alimentos. O foco de suas ações está em empresas da cadeia produtiva de alimentos, empresas consultoras e certificadoras e órgãos governamentais. Dessa forma, o PAS contribui para aumentar a competitividade das empresas brasileiras nos mercados nacional e internacional e a reduzir o risco das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA) aos consumidores. Outras informações podem ser obtidas no site www.pas.senai.br.

Plataforma desenvolvida por João Pedro já está sendo utilizada nos dois estabelecimentos em que trabalha como sócio

Plataforma desenvolvida por João Pedro já está sendo utilizada nos dois estabelecimentos em que trabalha como sócio