Quando ouvimos falar da fibra da bananeira, normalmente lembramos do artesanato e dos acessórios femininos criados a partir da matéria-prima. Mas você sabia que esse material sustentável também pode ser usado como isolante acústico na construção civil? Foi o que descobriu a aluna do 10º semestre do Curso de Engenharia de Produção da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul, Adriana Tandler, 24 anos, durante o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresentado em março.
Interessada em conhecer as diversas utilidades dessa matéria-prima abundante na região, Adriana pesquisou e encontrou artigos científicos sobre o uso da fibra da bananeira como isolante acústico em construções. Para comprovar a teoria, a jovem criou um composto de concreto e fibra da bananeira com cinco tipos de composição diferentes, variando a quantidade de fibra nas peças.
Os testes foram feitos com a ajuda de alguns equipamentos: um aplicativo de celular que emitia a frequência do som, um decibelímetro (aparelho que mede a intensidade do som) e uma caixa de som. O resultado positivo, que comprovou o isolamento do ruído, apareceu a partir da frequência de 1.500 hertz. Entre as peças criadas, a que deu mais certo foi a composição de 30% em relação à massa de fibra, quando a intensidade do som gerado diminuiu 25% em relação ao ruído original.
Para Adriana, a experiência mostra que problemas cotidianos – como o barulho externo que incomoda os moradores das áreas urbanas – podem ser resolvidos a partir de soluções sustentáveis. Ela explica que as empresas interessadas em utilizar o composto de concreto e fibra da bananeira devem fazer um estudo de viabilidade para avaliar os custos de produção do material.
“Fiquei feliz em comprovar que algo que muitas vezes vai para o lixo pode ser aproveitado para dar mais conforto para as pessoas, ajudando também a preservar a natureza”, comenta a jovem.
A banana e a fibra da bananeira
– As fibras são as bainhas foliares extraídas do tronco da bananeira (pseudocaule da bananeira) e possuem características distintas, que definem sua forma de uso;
– O Brasil é o quinto maior produtor mundial de banana, com cerca de 7 milhões de quilos produzidos por ano;
– A banana é a segunda fruta mais consumida no planeta, com 11,4 de quilos por habitante ao ano, perdendo apenas para a laranja, com 12,2 kg/hab/ano;
– Santa Catarina é o terceiro maior produtor nacional de banana, ficando somente atrás da Bahia e de São Paulo;
– O Norte de Santa Catarina é o maior produtor de banana do Estado, sendo responsável por 58% da produção catarinense;
– Corupá é o maior produtor de banana do Estado, com 155 mil toneladas produzidas por ano e a participação de 600 famílias;
Fonte: IBGE 2014, Secretaria de Estado da Agricultura (2016), Revista Campo e Negócios (2015)