O programa CREAjr-SC, que tem como objetivo aproximar da realidade profissional os estudantes dos cursos de graduação e de nível técnico das profissões do sistema CONFEA/CREAs, foi apresentado na última semana, aos estudantes do Centro Universitário – Católica de Santa Catarina, unidade Jaraguá do Sul. Cerca de 200 acadêmicos dos cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica e Engenharia Mecânica, além de professores e representantes do CREA-SC participaram da palestra.

A apresentação foi a primeira realizada nesta nova etapa do programa. Reunida em 16/03 no CREA-SC, a CAE – Comissão Acadêmica Estadual definiu como metas para 2012 ampliar o Programa em mais cinco regionais do CREA-SC (Florianópolis, Jaraguá do Sul, Itajaí, Joinville e Canoinhas), aumentando de 804 para 1200 o número de membros corporativos. Através do programa o estudante passa a conhecer o funcionamento e as particularidades do sistema profissional a que estará vinculado profissionalmente, usufruindo de todos os benefícios oferecidos pelo Programa.

Os estudantes puderam conhecer o que é, como funciona e qual são os objetivos do CREAjr-SC.  Os alunos poderão agora se cadastrar no programa através do site www.creajr-sc.org.br  e definir os representantes de cada curso visando a composição de uma Comissão Acadêmica Regional.

Também participaram do encontro as seguintes autoridades: prof. Wilson Jose Mafra, Coord. do Curso de Eng. de Produção; Prof. Renato Zanandrea, Coord. do Curso de Eng. Mecânica e Inspetor do CREA-SC;  Profa. Helena Ravache Samy Pereira, Coord. do Curso de Eng. Civil; Prof. Djonny Weinzierl, Coord. do Curso de Eng. Elétrica e Conselheiro Adj. do CREA-SC; o Prof. José da Mata Guedes, Conselheiro e Coord. da Câmara de Eng. Elétrica do CREA-SC; e o Diretor Regional da Inspetoria de Jaraguá do Sul, Celso Eduardo Wassmansdorf.

Saiba mais – O programa CREAjr-SC foi implantado no CREA-SC em junho de 2011 em seis regionais: Blumenau, Tubarão, Lages, Joaçaba, Chapecó e São Miguel do Oeste. Em setembro, durante a 68ª SOEAA – Semana Oficial da Engenharia, Arquitetura e Agronomia, foi realizada a posse dos membros da Comissão Acadêmica Estadual (CAE), homologada pelo Plenário do CREA-SC, em novembro.

Proporcionar espaço de discussão sobre legislação e temas profissionais; auxiliar na formação de novas lideranças; motivar os estudantes para participação nas Entidades de Classe; e fortalecer o canal de comunicação com as Instituições de Ensino são algumas das propostas.

O CREA-SC atua de forma descentralizada, através das suas 23 inspetorias regionais e 7 escritórios, proporcionando agilidade e eficiência no atendimento aos profissionais, empresas, estudantes e sociedade.

Em cada uma das inspetorias existirá uma Comissão Acadêmica Regional do CREAjr-SC – CAR, composta por todos os membros dirigentes daquela região. Já a Comissão Acadêmica Estadual – CAE é composta por um membro de cada uma das CARs, podendo totalizar 23 membros em Santa Catarina.