Nos dias 27 de abril e 18 de maio, os acadêmicos da 4ª e 7ª fase dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina em Jaraguá do Sul realizaram uma visita de estudos à empresa Estaleiro Navship, em Navegantes, Santa Catarina.

Acompanhados pelo Professor Jerson Kitzberger os acadêmicos conheceram os processos de fabricação, gestão de materiais e logística utilizados na construção de navios de médio e grande porte. A explanação técnica foi feita pelo Superintendente do Estaleiro, que apresentou em detalhes os processos envolvidos desde o planejamento até a finalização da embarcação.

Os acadêmicos percorreram as instalações da empresa e o interior do navio, podendo visualizar na prática todas as etapas de produção. A Navship faz parte do grupo Edison Chouest Offshore (ECO) com sede nos EUA, que opera uma frota de mais de 200 navios, variando de 87 a 360 metros de comprimento. A capacidade de projetar, construir, possuir e operar diversos, navios de alta capacidade e tecnologicamente superiores fez da ECO um líder na indústria marítima.

Segundo o professor Jerson, “a visita proporcionou uma oportunidade aos acadêmicos conhecerem na prática como é realizada a gestão da produção na complexa construção de um navio”.