Os acadêmicos da 5ª fase do Curso de Engenharia de Produção e 6a fase do Curso de Engenharia Mecânica da Católica de Santa Catarina iniciaram este semestre comprometidos com um projeto para a disciplina de Sistemas de Produção, que tem como objetivo principal, colocar em prática todo o conhecimento teórico adquirido em sala de aula e estimular os alunos a serem empreendedores.  A iniciativa proposta e orientada pelo professor Wilmar Mattes, consiste na montagem e gerenciamento de um fábrica.

Dois trabalhos se destacaram entre a turma. Um grupo desenvolve as atividades de uma fábrica de chocolate e a outra equipe produz fraldas. O professor Mattes explica que o projeto é completo envolvendo toda a parte burocrática na abertura e gerenciamento de uma empresa, desde a elaboração do PCP (Programação e controle da produção), sistemas de produção, estudo da viabilidade do negócio até comercialização do produto.  

Passada a primeira etapa do projeto, que era desenvolver a questão teórica, os acadêmicos agora estão se dedicando a produção dos itens da fábrica. Os alunos Pricila Laureno, Jhonatan Regis Tonello, Jeferson de Gasper e Diomar Jorge Schade fazem parte do grupo que está trabalhando na montagem da fábrica de chocolate e a última quinta-feira (13) foi dedicada à produção de bombons. “Está sendo um desafio, pois nós que desenvolvemos a receita do chocolate, para fazer os bombons. O que aprendemos na teoria será aplicado na prática”, diz Pricila.

Outros cursos também participam do projeto

A disciplina de Sistemas de Produção também é lecionada nos cursos de Engenharia Elétrica e Mecânica, que também desenvolvem projetos. Segundo o professor Mattes, os trabalhos tiveram a participação de todos os acadêmicos desses cursos. Cada um atuando na sua área e assim contribuindo para a realização da parte de pesquisa e prática.  “Na fábrica de chocolate, por exemplo, os acadêmicos de engenharia elétrica fizeram a automação do tacho com a instalação de um inversor para frequência e controle de velocidade”, afirma. 

O coordenador do curso de Engenharia de Produção, professor Wilson José Mafra destaca a importância de atividades como essas, realizadas em parceria com outros cursos, para a formação profissional dos acadêmicos, “a intenção é estimular o empreendedorismo entre os alunos e estabelecer a aplicação prática dos conteúdos teóricos”, diz.