Os acadêmicos do curso de Biomedicina da Católica de Santa Catarina em Joinville já estão se mobilizando para o Trote Solidário, que ocorre na unidade na semana que vem, entre os dias 16 e 20. Entre as ações previstas está a arrecadação de alimentos em supermercados e com vizinhos e conhecidos. Os acadêmicos também pretendem realizar uma doação coletiva de sangue no Hemocentro de Joinville.
O Trote Solidário tem o objetivo de recepcionar os novos estudantes e estimular o espírito de solidariedade. A programação é aberta a calouros, veteranos, funcionários da Instituição e a comunidade em geral. As atividades incluem a arrecadação de alimentos não perecíveis e materiais escolares, doação de sangue, cadastro de medula óssea e doação de cabelo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer.
Nesta segunda-feira, 16, haverá uma ação gratuita de corte de cabelo na unidade de Joinville (sala B16), das 12 às 19 horas, para incentivar a doação das mechas. Para poder doar é preciso ter mechas de no mínimo 15 centímetros e não pode ter alisamento definitivo. Não tem problema se o cabelo for pintado. O corte será realizado voluntariamente por profissionais da rede Marcio Vargas Cabeleireiros. As madeixas doadas servirão para a entidade confeccionar perucas, que são emprestadas às pacientes que fazem radioterapia e quimioterapia.
Em Jaraguá do Sul, o Trote Solidário continua até esta sexta, mas o corte de cabelo já ocorreu na segunda-feira. O evento é uma forma diferenciada de celebrar a vitória do aluno que está ingressando na Instituição, contrapondo-se aos trotes tradicionais – que por vezes são humilhantes e não agregam valores importantes para a vida do acadêmico.
Os donativos arrecadados nas duas unidades serão entregues à Promoção Humana da Comunidade Santa Clara em Jaraguá do Sul e para a ADIPROS – Associação Diocesana de Promoção Social em Joinville.
Outras informações podem ser obtidas pelo site 10.100.3.85, pela fan page da Instituição ou da seguinte forma: em Jaraguá do Sul pelo telefone (47) 3275-8200 ou e-mail pastoral@catolicasc.org.br, ou em Joinville pelo telefone (47) 3145-9700 ou e-mail pastoral.joi@catolicasc.org.br.
Brindes
Terão direito a receber um brinde da Católica SC as primeiras pessoas que trouxerem dois quilos de alimento não perecível ou quatro itens de material escolar ou que fizerem doação de cabelo, doação de sangue ou cadastro para doação de medula. No caso de doação de sangue ou cadastro de medula óssea, basta apresentar o comprovante emitido pelo Hemocentro na recepção das unidades ou na Pastoral.
Onde doar em Joinville
– Arrecadação de alimentos não perecíveis e material escolar
– Recepção da Católica SC – das 7h30 às 12 horas e das 13 às 22 horas (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro);
– Pastoral da Católica SC (sala 09, bloco E) – segunda a quinta-feira, das 8 às 12 horas e das 17 às 21 horas;
– Ponto de coleta em frente à cantina.
– Doação de sangue e cadastro de medula óssea *
– Hemocentro Regional em Joinville – a coleta de sangue deve ser agendada pelo telefone (47) 3433-1378
* Avisar a Pastoral que doou pelo e-mail: pastoral.joi@catolicasc.org.br
– Doação de cabelo para a Rede Feminina de Combate ao Câncer
– Católica de Santa Catarina em Joinville – dia 16 de março, das 12 às 19 horas (Rua Visconde de Taunay, 427, Centro), na sala 16, bloco B
Outras informações
Católica de Santa Catarina em Joinville – (47) 3145-9700, site 10.100.3.85, fan page ou e-mail pastoral.joi@catolicasc.org.br.
Quer ajudar?
Pode doar sangue
– Pessoas com idade entre 16 e 67 anos
– Jovens com 16 e 17 anos devem estar acompanhados de um responsável legal;
– Se tiver peso superior a 50 quilos
– Se tiver boas condições de saúde
– Se estiver alimentado e portar documento de identificação com foto, expedido por órgão oficial
Não pode doar
– Se fez cirurgia recentemente.
– Se estiver em jejum prolongado ou ingeriu alimentos gordurosos nas últimas quatro horas.
– Se tomou bebida alcoólica há menos de 12 horas.
– Se fez endoscopia nos últimos seis meses.
– Se fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos seis meses.
– Se teve gripe ou febre nos últimos sete dias.
– Se teve hepatite viral após 11 anos de idade.
– Se estiver grávida ou amamentando.
– Se usa determinados medicamentos/drogas.
– Se teve contato sexual com múltiplos parceiros nos últimos 12 meses.
– Se não tiver dormido pelo menos seis horas na noite anterior à doação.
Pode fazer o cadastro de medula óssea
– Qualquer pessoa, independentemente da idade
Pode doar cabelo para a Rede Feminina
– Quem tem mechas de no mínimo 15 centímetros de comprimento (pode ser pintado, mas não pode ter alisamento definitivo).