No último dia 10 de junho, os alunos do curso das 6ª e 7ª fase do curso de Engenharia Mecânica da unidade de Jaraguá do Sul realizaram uma visita técnica a Usina Hidrelétrica de Salto Pilão, organizada pela professora Elisa Philippsen, que leciona as disciplinas de Mecânica dos Fluídos I e II. Na usina, os visitantes foram recebidos por Jair Fabiciack e Charliê Bauer, responsáveis pela comunicação social.
A Usina Hidrelétrica Salto Pilão, com potência instalada de 191,89 MW, é o maior aproveitamento elétrico do Rio Itajaí-Açu e uma das maiores usinas subterrâneas do Brasil. Possui uma caverna que forma a casa de força, com 57,1 metros de comprimento, 17m de largura e 39,8m de altura. Nela, além das turbinas e geradores, há espaço para a montagem eletromecânica, equipamentos dos serviços auxiliares e manobra de equipamentos. Uma ponte rolante, com capacidade para 170 toneladas, movimenta-se em todo o comprimento da caverna. A geração de energia é realizada através de duas turbinas Francis.
Durante a visita, os acadêmicos puderam visualizar todo sistema de geração de energia de uma usina hidroelétrica, “como é feito o controle de lubrificação e refrigeração das turbinas por sistemas hidráulicos com bombas, trocadores de calor, filtros, válvulas e manômetros. E também a importância de se controlar a pressão em todo sistema lubrificação e refrigeração da turbina”, completou a professora Elisa.